O Mercado de São Brás, em Belém, está passando por uma obra de restauro, com a primeira parte do projeto sendo entregue ao público nesta terça-feira, 17. Outras partes do local seguem em obras com previsão de entrega para novembro deste ano, além de oferecer três andares o mercado terá um espaço que vai trazer gastronomia e mais.
SEGURANÇA
Segundo o diretor da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), José Akel Fares Filho, a segurança do mercado agora deve ser garantida pela contratação de uma empresa privada para atuar no local para prevenir furtos e grafites na estrutura do mercado: “Já estamos conversando, vamos fazer um projeto de segurança”, afirmou.
LOCAL SUSTENTÁVEL
O local também deve contar com energias sustentáveis, além de como a utilização de paineis solares, segundo Leonardo Santos, engenheiro responsável pela obra. A sustentabilidade é uma das partes chaves da obra, com uso de 30% de energia solar, reutilização de água da chuva e um restaurante com cerca de compostagem.
O mercado também vai ter espaço para cerca de 320 negócios funcionando simultaneamente, com negócios divididos entre os três andares do local.
ECONOMIA E COP-30
José Akel afirmou que a importância do local para a COP-30 é a recepção de pessoas que passarão pelo local como um dos cartões postais da cidade, além de ser um incentivo de clientes para os feirantes e vendedores do mercado: “A COP 30 vai receber 40 mil, 50 mil pessoas, parte dessas pessoas virão aqui, sem dúvida”, afirmou.
NOVAS ESTRUTURAS
O projeto de restauração inclui um centro de convenções, restaurante panorâmico, terraço, área para as boieiras, feira, mezaninos, elevadores, escadas rolantes e estacionamento para mais de 200 veículos. Com uma soma de quase 118 milhões em investimentos, a entrega do local está prevista para novembro deste ano.
A obra que está 83% concluída, abriu para visitação pública na última terça-feira, 17, e segue aberto até o dia 21, contando com visitas guiadas, com no máximo dez pessoas por grupo. As visitas acontecem de segunda a sexta, das 9h as 17h