Iniciou hoje, 15, os trabalhos do novo sistema de limpeza urbana de Belém, em uma parceria público-privada entre a Prefeitura de Belém e a empresa de resíduos sólidos Ciclus Amazônia, vencedora da licitação. Pós meses de muito lixo acumulado e espelhado por todos os bairros da cidade, o novo sistema é a esperança de uma Belém melhor cuidada e mais qualidade de vida para a população.
O contrato abrange uma ampla gama de serviços, incluindo a coleta de lixo domiciliar e entulhos, varrição, implantação de ecopontos, expansão da coleta seletiva, recuperação de áreas degradadas e a construção de um inovador aterro sanitário bioenergético.
NOVA FROTA E NOVOS EQUIPAMENTOS
Com um contingente inicial de mais de cerca de 2.500 trabalhadores e uma frota composta por mais de 450 equipamentos novos, o novo sistema já entra em operação com força total. Os serviços de varrição, limpeza, capinação, roçagem e coleta de lixo das áreas públicas serão priorizados, visando garantir uma cidade mais limpa e ordenada.
PONTOS DE COLETA SELETIVA
Uma das principais novidades é a instalação de pontos de coleta seletiva, lixeiras e contêineres por toda a cidade, com foco especial nas 52 feiras livres, parques e praças de Belém. Essas medidas visam não apenas facilitar a disposição adequada de resíduos, mas também promover uma cultura de reciclagem e preservação ambiental entre os cidadãos, segundo destaca a gestão municipal.
FISCALIZAÇÃO
A fiscalização e acompanhamento dos serviços serão realizados pela gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).
O início da coleta seletiva será marcado pelo distrito de Icoaraci e pelos bairros da Pedreira, Telégrafo, Souza, Marambaia, São Brás, Nazaré, Batista Campos e Umarizal. Para isso, serão empregados caminhões carroceria tipo gaiola, além de contêineres específicos para a coleta desses materiais.
Os materiais recicláveis coletados serão encaminhados para as cooperativas de catadores cadastradas pela Prefeitura de Belém, que desempenham um papel fundamental no processo de reciclagem e reaproveitamento de resíduos.
Atualmente, essas cooperativas conseguem coletar apenas 2% do material produzido pela população, mas com o novo sistema a meta é aumentar esse número em até 10 vezes, alcançando 20% de coleta de material reciclável.
Pontos estratégicos marcam o lançamento do novo sistema, incluindo a avenida Bernardo Sayão, em frente à sede da Cata, no Jurunas, a avenida Pedro Miranda com a travessa Antônio Baena, no bairro da Pedreira, e no distrito de Icoaraci, no Maracacuera, em frente à sede da Indaiá. Esses locais representam o compromisso da administração municipal em proporcionar uma cidade mais limpa, sustentável e acolhedora para todos os belenenses.
COLETA DE LIXO
A Ciclus Amazônia divulgou os dias e horários da coleta do lixo em bairros de Belém:
Leia mais: btmais.com
*Feito com informações de Agência Belém.