Os serviços de instalação do novo flutuante e da passarela de embarque e desembarque do trapiche de Icoaraci foram concluídos, de acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) de Belém. O novo flutuante tem 15 metros de comprimento por seis metros de largura. Já a rampa, que dá acesso à estrutura, tem 20 metros de comprimento por três metros de largura.
A Prefeitura de Belém está em comunicação junto à Capitania dos Portos para liberação oficial do acesso ao trapiche de Icoaraci e ordenar o tráfego normal na área. A gestão municipal pretende ainda que seja liberado ainda o retorno de Cotijuba já nesse novo esquema sem desvios.
Os serviços de instalação do flutuante e da rampa no trapiche foram iniciados na última quarta-feira, 22, e seguiriam até a última quinta-feira, 23.
De acordo com a Seurb, tanto o trapiche de Icoaraci quanto o de Cotijuba estão recebendo novos flutuantes e rampas de acesso.
Em Cotijuba serão dois flutuantes ligados por duas passarelas metálicas, uma de 12 metros de cumprimento por três de largura, que fará a ligação entre as estruturas dos dois flutuantes, e outra de 20 metros de cumprimento por três de largura que vai ligar os flutuantes ao trapiche.
A pracinha do trapiche de Cotijuba também está recebendo serviços de revitalização como parte da operação Verão da Gente 2022.
Por meio de nota, a prefeitura municipal informou que fatores naturais atrasaram a entrega. “Devido à complexidade dos trabalhos, a maré baixa e o alto fluxo de embarcações no local, não foi possível a conclusão dos serviços. As equipes vão continuar os trabalhos durante toda esta sexta-feira (24) para concluir a última etapa e garantir a liberação total do trapiche no sábado (25)”, disse.
Mais de 15 pessoas trabalham dia e noite no processo de colocação das estruturas.