///

Novo vídeo mostra encontro de Bruno Pereira e Pelado, que hostiliza: “Vai tomar teu rumo”

Segundo suspeito pelo desaparecimento de Bruno e Dom na Amazônia foi preso nesta terça-feira, 14.

Um novo vídeo divulgado na manhã desta terça-feira, 15, mostra um encontro entre o indigenista Bruno Pereira e o pescador Amarildo de Costa Oliveira, conhecido como “Pelado”, que está preso, e é o principal suspeito de envolvimento no desaparecimento de Bruno e do jornalista Dom Phillips, na Terra Indígena do Vale do Javari, localizada nos municípios de Atalaia do Norte e Guajará, no oeste do estado do Amazonas.

O vídeo foi publicado pela rede Al Jazeera e foi gravado pelo cinegrafista francês Jules Guepratte em parceria com a jornalista brasileira Mokika Kiev. As imagens mostram uma equipe de vigilantes indígenas da Funai, a Fundação Nacional do Índio, composta pelo indigianista e outros dois homens, abordando o barco em que “Pelado” estava.

Ao ver a proximidade da embarcação na Terra Indígena do Vale do Javari, o “Pelado” hostiliza a equipe ele diz aos vigilantes: “Essa área aqui é zona de pesca. Tu sabes disso. Essa área toda aqui é da comunidade. Não tem nada a ver com indígena, não. Vai tomar teu rumo aí”, afirma em tom de hostilidade.

Veja o vídeo replicado nas redes pelo perfil de jornalismo, @Headline_BRA :

Em entrevista à Headline, mesmo perfil que replicou as imagens, Monica Kiev, que esteve com Bruno na região, diz que o desaparecimento do indigenista é uma perda enorme para o Brasil e os povos da região.

Ela menciona na entrevista que perder uma pessoa como o Bruno “é uma perda enorme porque ele era um líder também. Ele era apaixonado por essa causa. Era uma ponte entre esses povos indígenas, jornalistas e tinha muitos conhecidos. Enfim, era uma pessoa que sabia como mostrar ao mundo o que está acontecendo”, disse Mônica .

Esse encontro entre Bruno e a embarcação onde estava “Pelado” aconteceu no rio Itaquaí, local exato onde Dom e Bruno foram vistos pela última vez. Eles estão desaparecidos há 10 dias.

SEGUNDA PRISÃO:

Na noite desta terça-feira, 14, a Polícia Federal prendeu Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como “Dos Santos”, por suspeita de participação no desaparecimento do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira. Segundo a PF, Dos Santos teria agido juntamente com Amarildo da Costa de Oliveira. Além da prisão, a operação em Atalaia do Norte, no Amazonas, apreendeu cartuchos de arma de fogo e também um remo. Os objetivos passarão por uma análise.