////

Novos ônibus entram em operação em 120 dias e usuários terão aplicativo para acompanhar no celular, diz Setransbel

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) celebrou a aquisição de 300 novos veículos para renovar a frota de ônibus que atendem a populaçao de Belém e região metropolitana. O anunciou foi feito na terça,10, em uma parceria do governo do Estado, Prefeitura de Belém e o sindicato. Os veículos terão Wi-Fi e ar condicionado disponível aos usuários para a melhoria do serviço.

“Através desse inédito e histórico acordo o setor de transporte coletivo receberá a isenção de impostos e taxas, estaduais e municipais, que pesam sobremaneira nos custos operacionais das empresas. Com isso, melhoram as condições para que as empresas possam investir na renovação e modernização da frota, com a aquisição de 300 (trezentos) ônibus 0km, equipados com condicionador de ar e motores Euro6, mais modernos e com menor emissão de gases poluentes. Toda a frota receberá tecnologia embarcada mais moderna, com validadores que possibilitam a recarga automática dos cartões Passe Fácil, além da possibilidade de pagamento por QR Code”, disse em comunicado o Setransbel.

O foco dos integrantes da iniciativa (governo do estado, prefeitura de Belém e Setransbel) é, neste primeiro momento, garantir melhorias ao serviço de transporte coletivo da capital, sem elevar a tarifa do transporte.

Paulo Gomes, presidente do Setransbel, celebrou a aquisição dos veículos e parabenizou o governo do estado:

APLICATIVO NO CELULAR

Ainda de acordo com o sindicato, os usuários também terão à disposição um aplicativo mobile, que poderá ser acessado no celular, para acompanhar informações sobre o percurso dos novos ônibus, tempo médio de espera e em qual parada de ônibus o veículos está.

“O Setransbel vai disponibilizar um aplicativo de celular, onde o usuário poderá acompanhar o tempo que o veículo vai chegar na parada e as linhas que atendem o seu destino, tornando a viagem de ônibus mais personalizada. Os veículos vão disponibilizar ainda, acesso sem fio à internet com wi-fi grátis para levar uma nova experiência aos passageiros”, afirmou a entidade.

O comunicado também detalha que, ao longo de 120 dias, os veículos serão recebidos em Belém e entrão em operação.

“A contratação de compra e financiamento, entre as empresas operadoras, bancos e os fabricantes dos ônibus, vai acontecer nos próximos dias. Após este momento as montadoras iniciarão a produção do chassi e mecânica, que posteriormente são enviados para a fabricante da carroceria. Com a finalização dessa produção, os ônibus serão transportados até Belém, com toda a tecnologia embarcada instalada, como : validador, câmeras, gps e wi-fi, os mais modernos atualmente. Ao final são feitos os procedimentos de licenciamento e registro nos órgãos competentes, quando finalmente poderão entrar em operação. Este processo é estimado em 120 dias a partir da contratação de compra, sendo os ônibus liberados gradualmente pelos fabricantes, de acordo com sua capacidade de produção, uma vez que não existe estoque de ônibus pronto para entrega”, detalhou o Setransbel.

Confira a nota completa do Setransbel na íntegra:

“O SETRANSBEL informa que no dia 10/10/2023, ontem, firmou acordo com o Governo do Estado do Pará e a Prefeitura de Belém, visando a implementação de melhorias no transporte coletivo da capital e região metropolitana. Através desse inédito e histórico acordo o setor de transporte coletivo receberá a isenção de impostos e taxas, estaduais e municipais, que pesam sobremaneira nos custos operacionais das empresas. Com isso, melhoram as condições para que as empresas possam investir na renovação e modernização da frota, com a aquisição de 300 (trezentos) ônibus 0km, equipados com condicionador de ar e motores Euro6, mais modernos e com menor emissão de gases poluentes. Toda a frota receberá tecnologia embarcada mais moderna, com validadores que possibilitam a recarga automática dos cartões Passe Fácil, além da possibilidade de pagamento por QR Code. O SETRANSBEL também vai disponibilizar um aplicativo de celular, onde o usuário poderá acompanhar o tempo que o veículo vai chegar na parada e as linhas que atendem o seu destino, tornando a viagem de ônibus mais personalizada. Os veículos vão disponibilizar ainda, acesso sem fio à internet com wi-fi grátis para levar uma nova experiência aos passageiros. A contratação de compra e financiamento, entre as empresas operadoras, bancos e os fabricantes dos ônibus, vai acontecer nos próximos dias. Após este momento as montadoras iniciarão a produção do chassi e mecânica, que posteriormente são enviados para a fabricante da carroceria. Com a finalização dessa produção, os ônibus serão transportados até Belém, com toda a tecnologia embarcada instalada, como : validador, câmeras, gps e wi-fi, os mais modernos atualmente. Ao final são feitos os procedimentos de licenciamento e registro nos órgãos competentes, quando finalmente poderão entrar em operação. Este processo é estimado em 120 dias a partir da contratação de compra, sendo os ônibus liberados gradualmente pelos fabricantes, de acordo com sua capacidade de produção, uma vez que não existe estoque de ônibus pronto para entrega. O SETRANSBEL reitera seu compromisso com a prestação do serviço de transporte coletivo de passageiros, esperando poder contar com o apoio do estado e dos municípios de Belém e região metropolitana, para em poucos anos termos uma frota totalmente renovada.