Um vídeo surpreendente de um gambá “se fingindo” de morto após ser resgatado em uma residência em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, viralizou nas redes sociais neste fim de semana. A publicação, que foi feita no último sábado, dia 27, já tem mais de 2 milhões de visualizações só em uma rede social.
A “estratégia” do pequeno animalzinho é conhecida como tanatose, é utilizada por algumas espécies para enganar seus predadores, conforme explicou o biólogo Christian Raboch responsável pelo resgate do animal, em vídeo.
Nas imagens, gravadas pelo próprio Raboch o gambá fica imóvel enquanto o profissional toca e tenta acordá-lo. A cena intrigante despertou a curiosidade e o encantamento de milhares de internautas, que compartilharam o vídeo e expressaram sua surpresa diante do comportamento peculiar do gambá.
A tanatose é uma estratégia de sobrevivência que consiste em simular a morte, com o objetivo de confundir e desencorajar predadores em potencial. Nesse estado, o gambá assume uma postura rígida e fica imóvel, aparentando estar sem vida. Essa tática engenhosa ajuda a proteger o animal, oferecendo uma chance de escapar quando o predador menos espera.
.