///

O que acontece se o eleitor estiver na fila às 17h para votar?

As eleições de 2022 estão sendo marcadas por reclamações por filas muito longas e muito tempo de espera para conseguir votar. Por isso, uma preocupação deixou muitos eleitores em alerta: O que acontece se o eleitor ainda estiver na fila às 17h para votar?

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitores que já estiverem esperando na seção eleitoral têm o seu voto garantido. Os portões dos colégios eleitorais fecham às 17h e, então, quem estiver nas filas receberá uma senha para votar.

Foto: BT Mais.

O presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes, garantiu que todos os presentes nas seções eleitorais poderão votar. “Algumas filas, como sempre ocorre no período pré-almoço, das 11h30 às 13h30, mas isso também dentro da normalidade. Obviamente, todos os eleitores e eleitoras que chegarem até as 17h votarão, serão distribuídas senhas aos eleitores que chegarem até as 17h para que se complete normalmente as eleições”, garantiu.

Vale lembrar que este ano o horário para a votação foi padronizado no Brasil, e todas as seções eleitorais funcionarão a partir do horário de Brasília, inclusive nas cidades e estados com fusos horários diferentes.