//////

O que são os parklets? Entenda essa estrutura presente em Belém!

Após denúncias de moradores de Belém sobre construções em áreas que poderiam ser utilizadas como vagas para estacionamento, a equipe do BT buscou esclarecer as dúvidas mais comuns da população e explica o que são tais estruturas.

Presentes atualmente em três pontos da cidade, os espaços de lazer e convivência, também conhecidos como parklets funcionam como uma extensão da calçada e prevêem a ocupação de um espaço de até duas vagas de estacionamento (cerca de 10 metros). Eles funcionam como uma área de lazer pública ou uma pequena praça, onde as pessoas podem sentar, ler, conversar ou relaxar, estimulando o uso de espaços da cidade pela própria população, não apenas por automóveis ou máquinas.

Parklet localizado na Tv. Benjamin Constant, no bairro de Nazaré.

Os parklets podem ser instalados em vias com o limite de velocidade de até 50 quilômetros por hora e devem ser feitos de material não permanente, ou seja, de modo que podem ser removidos do local, de acordo com a regulamentação do Decreto Municipal de nº. 91.018/2018. Eles também necessitam de autorização prévia da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) para funcionarem em Belém.

A autorização para a instalação dessas estruturas também necessita da aprovação de outros órgãos, como o Instituto de Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan), Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e Secretaria de Estado de Cultura (Secult), quando forem de sua competência.

Os parklets surgiram em São Francisco, nos EUA, em 2005, com o objetivo de promover mais diálogos sobre a igualdade do uso do solo. Aqui no Brasil, o conceito chegou em 2012 e o primeiro parklet foi instalado no ano seguinte.

Em Belém, existem parklets na Tv. Benjamin Constant, próximo às Av. Bráz de Aguiar; na própria Av. Bráz de Aguiar e na Tv. Rui Barbosa, próximo à rua dos Mundurucus.