//////

Obras na Ponte do Outeiro são finalizadas e estrutura é reinaugurada

A ponte que liga o distrito de Icoaraci à ilha de Caratateua, em Belém, foi reinaugurada neste domingo, 26, em evento que contou com a presença do prefeito Edmilson Rodrigues e do governador Helder Barbalho. Conhecida como Ponte de Outeiro, a vida está novamente apta ao tráfego de veículos e pedestres após obra de reconstrução e modernização.

Segundo a Agência Distrital de Outeiro, a abertura da nova ponte beneficia diretamente cerca de 100 mil pessoas. A estrutura foi reerguida a partir do processo de estaiamento – utilização de cabos de aço nas quatro direções, um sistema que trava o andaime (fixador) e evita que ele se mova em qualquer sentido.

Além disso, a ponte sob o rio Maguari recebeu novo mastro central com 50 metros de altura, 16 estais (cabos de aço), revitalização de pilares remanescentes, nova pintura do guarda-corpo, asfaltamento e nova iluminação.

Durante a inauguração, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ressaltou que agora é o momento da Prefeitura realizar obras de saneamento, pavimentação e mobilidade na ilha para trazer mais dignidade à população de Outeiro. Ele também anunciou que a Prefeitura de Belém vai doar um terreno para o Governo do Estado construir a Usina da Paz em Outeiro.

Será realizado um mapeamento na ilha para identificar o melhor local para implantação do projeto estadual, que leva esporte, cultura e capacitação profissional, entre outros serviços sociais, às populações de periferias as cidades, em parceria com os municípios. 

“Queria agradecer a parceria da Prefeitura de Belém, que atuou com a gente na garantia da população de Outeiro”, destacou o governador Helder Barbalho, durante a cerimônia de reinauguração da ponte neste domingo.

A Ponte de Outeiro foi interditada para o tráfego de veículos em janeiro de 2022, quando uma embarcação do modelo ferry boat colidiu contra um pilar de sustentação, o que comprometeu a estrutura da edificação.