A difusão e popularização da ciência na Amazônia alcançaram novos patamares durante a SBPC Jovem 2024, realizada na Universidade Federal do Pará (UFPA). Entre as diversas atrações, as observações astronômicas ganharam destaque e encantaram o público, proporcionando uma experiência única e educativa.
Com telescópios instalados nas margens do rio Guamá, na orla da UFPA, o Núcleo de Astronomia da Universidade Federal do Pará (NASTRO/UFPA) permitiu que os visitantes observassem o Sol e suas manchas solares. O NASTRO, um centro de ciências localizado na Amazônia brasileira, tem como missão difundir o conhecimento em Astronomia e Astronáutica para o público em geral.
Outra iniciativa que atraiu muitos curiosos e entusiastas da astronomia foi o espaço dos planetários infláveis, localizado entre as duas entradas da SBPC Jovem. No local, os visitantes puderam conferir as projeções especiais de astronomia dos planetários do Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), vinculado à Universidade do Estado do Pará (UEPA), e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Observação durante SBPC
O espaço funcionará até o dia 13 de julho na UFPA e tem sessões diárias, realizadas das 8h às 18h, com duração média de meia hora. Cada planetário busca proporcionar uma experiência imersiva, educativa e envolvente para todas as idades, com projeções virtuais do céu noturno, explicando os movimentos dos planetas, a posição das estrelas e muito mais.
SERVIÇO
Local: Universidade Federal do Pará, campus Guamá, Belém
Horário: 08h as 18h
Período: 08 a 13 de julho
Acesso: Portão 1 e 2 da UFPA