Criatividade e genialidade para sair do aperto e dar a volta por cima está quase no sangue de muitos brasileiros, que viram o jogo em meio às necessidades. O brasileiro Caio Giachetti, de 39 anos, fez com muita criatividade, algo raro e surpreendente, e se transformou em um empreendedor que ganha, ao mesmo tempo, dinheiro e sorrisos pelo mundo.
Isso mesmo, ele pode ter o privilégio de dizer que o seu patrimônio pode ser contato em dinheiro e também em sorrisos, com um método genuíno e original. Há quatro anos, o brasileiro mora fora do Brasil. Quando ele estava em Portugal, as coisas apertaram, e Caio precisava encontrar uma forma de fazer uma renda extra.
Foi então que surgiu uma ideia inovadora. Ele já trabalhava nas ruas vendendo brigadeiros, mas as vendas não estavam indo tão bem. Foi quando, um dia caminhando pela cidade, o paulista passou por uma loja de materiais de construção e ferramentas, e percebeu uma caixa de ferramentas azul. De cara, a caixa chamou a atenção, e o brasileiro logo pensou que poderia vender os brigadeiros dentro da caixa, sem chamar a atenção, além de ser uma forma eficiente de armazenar os doces.
“Não queria passar horas do meu dia oferecendo meu brigadeiro e tomando toco de estranhos, foi ai que um dia eu simplesmente entrei numa loja de ferramentas e vi uma caixa de ferramentas azul pendurada com a etiqueta de 19 euros, e dai foi aonde a história começou. No começo, eu não tinha ideia do que fazer, eu só sabia que ali naquela caixa cabiam mais brigadeiros, e não ficava exposto a minha intenção de vendas. Entendi que era tudo o que eu precisava”, contou.
Ok, Caio já tinha uma forma inesperada de vender. Porém, como ele faria para abordar as pessoas, com um pretexto ideal, que ligasse à caixa de ferramentas?
Foi então, que o brasileiro desenvolveu a forma certa de abordar e gerar o gancho para apresentar a venda de doces. “Eu estava pensando em como vender brigadeiros com uma caixa de ferramentas, sabe?. Tinha que ligar os pontos pois não fica natural alguém vendendo brigadeiros dessa forma e abordando pessoas na rua. Então eu tive essa ideia, de me passar por um técnico da manutenção e atuar no comércio como se estivessem me chamado para realizar um conserto. Assim, sem aparecer meu “produto” eu precisava de uma abordagem que fazia sentido. Dessa forma, eu já chego me apresentando como um prestador de serviço que fui solicitado até o local.“ Oi, eu sou da manutenção e vim por causa do conserto, quem é o responsável?”. Claro, não existe conserto nenhum e sei que a pessoa iria me questionar a respeito. Então, eu me preparei para a resposta para dar essa invertida, dizendo: ‘Eu vim consertar o seu dia’. E abro a caixa de ferramentas e mostro os brigadeiros”, explicou o empreendedor.
Pensando na estratégia de gerar surpresa e inovar no segmento de vendas, o brasileiro transformou a forma de conquistar a pessoa, em primeiro lugar, e assim, ganhar um cliente. “Estamos tão condicionados a bater metas, a fazer dinheiro que esquecemos do mais importante, que são as pessoas. Mas de tão focados nas metas e no lucro, a maioria só enxerga “o cliente”. Por isso, eu faço diferente e foco no relacionamento e nas pessoas. Além da caixa de ferramentas, eu criei outras formas de vendas usando esses princípios e tem dado muito certo de verdade”, revelou.
IMPACTO
Desde o novo método de vendas ganhar as ruas, o brasileiro ganhou visibilidade na internet, o que vem gerando uma onda de compartilhamentos e comentários. Vídeos circulam na internet e nas redes sociais. O brasileiro viralizou. Por dia, o paulista vende 200 brigadeiros em média e fatura uma boa grana.
REAÇÕES
A principal reação das pessoas que presenciam a abordagem de Caio, é a surpresa e o espanto, que em seguida, dá lugar ao sorriso. “Eu não sabia o impacto que isso iria causar de verdade, eu só criei essa ideia como uma maneira de ter uma renda extra enquanto eu viajo. Mas as reações são tão incríveis no aspecto mais positivo possível da palavra que não me sinto trabalhando, sabe?. As pessoas sorriem, eu faço amizades e ainda faço meu dinheiro em menos tempo e esforço”, destacou.
MENSAGEM
“A transformação no dia da pessoa, que eu consigo proporcionar com esse contato, não tem preço. Às vezes, a pessoa está triste, e com os brigadeiros e a caixa de ferramentas, eu tiro um sorriso e tudo muda. Só tenho gratidão por tudo que está acontecendo e ver que é algo bacana, até esqueço que é um trabalho”, pontuou o brasileiro.