A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou na última quarta-feira, 5, a primeira morte causada pela H5N2, variante da gripe aviária. O caso foi reportado para a OMS no dia 23 de maio e aconteceu no México.
Segundo a organização, o homem de 59 anos foi internado com sintomas como febre, falta de ar, diarreia, náusea e mal-estar. Esse foi o primeiro caso de infecção em humanos pelo subtipo A da doença, reportado mundialmente.
A vítima não não teria entrado em contato com aves ou outro animais com a capacidade de transmitir, porém já teria diversas condições pré-existentes. Os parentes do homem relataram que ele estava de cama há três semanas antes de ser internado.
TRANSMISSÃO DO VÍRUS
Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), nenhuma transmissão do vírus de humano para humano foi registrada globalmente.
As variantes da doença circulam entre animais como aves e porcos, mas também podem infectar humanos. As infecções são contraídas por meio do contato direto com animais infectados ou em ambientes contaminados.