O Operador Nacional do Sistema Interligado de Energia Elétrica do Brasil informou que o apagão que atingiu 25 estados mais o Distrito Federal nesta manhã de terça,15, foi uma ação controlada para evitar o colpaso do sistema, o que exigiu a interrupção do serviço e provocou caos em muitas cidades brasileiras, com a ausência das redes de celular e operadores de internet e sinal telefônico. Alguns estabelecimentos de Belém estavam aceitando apenas pagamentos em dinheiro e pegou muita gente de surpresa.
Segundo o ministério, o fornecimento foi restabelecido no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e também começa a voltar nas regiões Norte e Nordeste. Apenas o estado de Roraima não registrou apagão de energia pois o estado é o único que não está conectado ao sistema nacional de fornecimento do país.
Escolas, comércios, semáforos, entre outros, foram atingidos por conta do apagão.
Em nota, o Ministério de Minas Energia disse:
“Ministério de Minas e Energia (MME), em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que já houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No momento, as equipes atuam para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e Nordeste. Até às 10h22, estão recompostos 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste. O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e lidera todo processo de retomada, bem como determinou a rigorosa apuração das causas do incidente”.
“Já até às 12h30, de acord com o MME, a situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que já houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Todas as capitais do Nordeste também tiveram o suprimento de energia normalizado. No momento, as equipes atuam para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e em outras localidades do Nordeste.Até às 12h30, estão recompostos 41% da carga da região Norte e 85% da região Nordeste”.
Em Belém, moradores relatam que o fornecimento foi restabelecido nos bairros e regiões de Ananindeua, Val-de-Cães, Marambaia, Marco, Icoaraci, Tenoné, Jurunas, Fátima, Guamá, Benevides, São Brás, Cremação, Telégrafo, Sideral, Terra Firme, Doca, Benguí, Umarizal, Guanabara.
Sobre o atual cenário de fornecimento em todo o Pará, o BT solicitou uma nota atualizada para a Equatorial Pará e aguarda retorno.
Já em relação ao fornecimento de água, quer foi relatado em alguns bairros que está em falta, a Cosanpa disse o seguinte:
“A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) informa que problemas elétricos afetaram os sistemas que abastecem algumas áreas de Belém e Região Metropolitana na manhã desta terça-feira (15). A concessionária de energia elétrica já foi acionada para restabelecer o serviço. Após isso, o fornecimento de água será normalizado gradativamente”.
O QUE HOUVE?
O ONS disse que está apurando o que provocou o apagão de energia no país:
“As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos [dos 16 mil MW afetados]”, informou o órgão.
ATUALIZAÇÃO
Por volta de 14h desta terça, a Equatorial Pará informou que 100% do serviço de energia foi restaurado no Pará.