A Prefeitura de Belém e representantes da agenda Habitat da Organização das Nações Unidas (ONU), se reuniram na tarde desta quinta-feira, 25, para tratar de parcerias entre as instituições. O trabalho em conjunto visa a preparação de Belém para a Conferência das Partes da ONU (COP-30), que será realizada em Belém, em novembro de 2025.
No encontro estiveram presentes o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o diretor regional da ONU-Habitat para América Latina e o Caribe, Elkin Velásquez. Também participaram a secretária Executiva do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas, Marinor Brito; José Carlos Raiol, da equipe de Projetos Especiais e Luiz Arnaldo Campos, da Coordenadoria de Relações Internacionais (Corint).
Entre as oportunidades debatidas, uma delas é tornar Belém um laboratório com experiências concretas de trabalho entre a administração pública, a comunidade e o setor privado.
“Uma das propostas apresentadas pela representante da ONU-Habitat é fazer de Belém um laboratório para ter experiências concretas de trabalho entre a gestão municipal e a comunidade para deixar um legado para a COP-30, fazendo de Belém um exemplo para outras cidades”, comentou o prefeito Edmilson Rodrigues.
Segundo Elkin Velásquez, trocar experiências será importante para o legado que Belém deixará para a COP. “O desenvolvimento urbano sustentável avança ainda mais rápido quando as cidades podem trocar as boas experiências. E isso é o que trata o laboratório Belém pra COP-30. O desenvolvimento urbano é conectado com uma ação climática inclusiva”, explicou.
A ONU-Habitat é a agência da Organização das Nações Unidas, que é ponto focal para a urbanização sustentável e os assentamentos humanos. Os dois objetivos da Agenda Habitat são a garantia de abrigo adequado para todos e o desenvolvimento de assentamentos humanos sustentáveis em um mundo urbanizado.