A força tarefa do governo federal realizou, nesta quarta-feira, 8, uma operação de repressão ao garimpo que tomou conta da Terra Indígena (TI) Yanomami. A ação destruiu um avião, um trator esteira e estruturas de apoio logístico de garimpo.
Durante a ação também foram apreendidos três barcos com cerca de 5 mil litros de combustível e duas armas. Cerca de uma tonelada de alimentos, geradores, freezers e antenas de internet, que seriam levados para acampamentos de garimpeiros.
A operação foi realizada em conjunto do Ibama com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas e a Força Nacional de Segurança Pública, que vem atuando na região desde a autorização da ação na TI. Na manhã da última terça-feira, 7, operações de repressão aos garimpeiros que continuam a ocupar áreas na região Yanomami.
As operações de desintrusão dos garimpeiros na TI Yanomami devem se estender durante meses. A ideia inicial é estabelecer bases em rios na região, para garantir uma permanência das equipes de fiscalização por prazo indeterminado.