/////

Operação eleições: Polícia civil registra 17 ocorrências no interior do Pará

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) informa que as ações integradas das forças de segurança na “Operação Eleições 2022″ tiveram início às 7h deste domingo (02), na Região Metropolitana de Belém e interior do estado. Toda a operação está sendo monitorada pelos Centros Integrados de Comando e Controle Estadual e Regionais, instalados em Belém e em 13 municípios do interior. Os centros instalados nos municípios do interior fornecem as informações ao comando estadual, por meio do sistema de monitoramento alimentado com os dados de cada região, o Centro Integrado do Estado repassa as informações ao CICC nacional pelo sistema Córtex.

Forças de Segurança realiza Operação Eleições no Pará. Foto: Agência Pará

Aproximadamente 9 mil agentes de segurança pública reforçam o policiamento nas principais vias das cidades, em torno dos locais de votação, no atendimento nas Delegacias, além do monitoramento nos Centros Integrados. Cerca de 2.057 agentes estão atuando na RMB, enquanto 6.788 estão distribuídos nas demais cidades do Pará. Há, ainda, o apoio de 76 embarcações, entre elas três blindadas, 5 aeronaves, dentre elas dois aviões e três helicópteros, aeronaves dos Grupamentos Fluvial e Aéreo. 

A atuação do Departamento de Trânsito Estadual (Detran) está presente na Região Metropolitana de Belém e interior do estado, garantindo o controle de equipes em campo, por meio da sala de comando, que identificará os fatores de risco para a segurança viária e fará, a partir daí, o controle de fluxo, interdição e desobstrução de vias, quando necessário, além do controle de acesso ao local de apuração dos votos, também caso haja necessidade. Caso ocorra algum acidente, o município deverá ser acionado para desobstruir a via e garantir a fluidez. O Detran poderá ser acionado em situações de crime de trânsito ou que envolvam veículos oficiais. Ainda não houve nenhum registro de acidentes nas rodovias estaduais.

Ocorrências – Dezessete ocorrências foram registradas pela Polícia Civil no interior do estado até às 10h30 deste domingo (02), dentre elas estão: descarte de material de propaganda (santinho) de candidato em via pública, compra de votos, transporte irregular de eleitores, promoção de comício após horário autorizado, nos municípios de Senador José Porfirio,  Ponta de Pedras, Oriximiná, Capitão Poço, Bragança, Parauapebas, Tucurui, Vigia, Ourilândia do Norte e Uruará;  além de uma apreensão de R$29.850,00 em espécie e material de campanha, em Santa Maria do Pará. Todos os envolvidos foram conduzidos às unidades policiais onde foram registrados os Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), e após os procedimentos serem concretizados, as pessoas foram liberadas. 

Lei Seca – Conforme a portaria publicada na última quarta-feira, 28, estabelecendo as fiscalizações da Lei Seca em todo o estado durante as eleições de 2022. A portaria proíbe, em todo o território estadual, a venda e o fornecimento, ainda que gratuito, de bebidas alcoólicas por bares, restaurantes, lanchonetes, trailers, quiosques, boates e outros estabelecimentos comerciais e similares, bem como por vendedores ambulantes, no período compreendido entre 00h e 18h nos dias 02. Até o momento, foram fiscalizados 28 estabelecimentos, sem aplicação administrativa. 

Videomonitoramento – Por meio das câmeras do Centro Integrado de Operações (Ciop), o videomonitoramento está sendo feito no CICC, em tempo real dos principais corredores de veículos e pessoas, além dos principais locais de votação na RMB e Interior, utilizando quase mil câmeras em todo o estado. 

Centros Integrados Regionais – No dia da votação, o Sistema de Segurança tem estratégia para acompanhar em tempo real o andamento da votação, desde a abertura dos portões. Na capital, o CICC está em comunicação com o interior através dos Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR). Ao todo, serão 13 CICCR’s que somam ao CICC, atuante na Região Metropolitana de Belém.

*Informações da agência Pará