////

Operação federal em Terra Indígena (TI) aplica multa milionária e fecha serrarias clandestinas

A operação aconteceu em Terra Indígena (TI) cachoeira seca

Uma operação federal com a coordenação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para combater o desmatamento e a exploração ilegal de madeira na Terra Indígena (TI) Cachoeira Seca foi feita nesta quarta-feira, 25 e fechou duas serrarias clandestinas.

Participaram da operação mais de 30 agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Força Nacional. Durante a operação foram apreendidos cerca de 800 m³ de madeira ilegal extraída pelas serrarias, uma multa de R$ 8 milhões foi aplicada, após a apreensão. 

Todos os oficiais envolvidos estavam mobilizados desde a primeira ação do ano, que aconteceu na última terça-feira, 17. Também está sendo realizada a retirada de uma rede elétrica, instalada dentro de uma área de preservação, que ajudava na retirada de madeira.

Após a recuperação da madeira, o material foi doado à prefeitura para a recuperação de pontes. Os proprietários das serrarias foram autuados , porém não houve nenhuma prisão e ao todo a operação conseguiu recuperar 900 hectares em áreas desmatadas.

A TI Cachoeira Seca é, historicamente, a área mais afetada pela perda de floresta desde o início do monitoramento pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A área total da TI corresponde a 700 mil hectares divididos entre as cidades de Altamira, Placas e Uruará.