/////

Órgãos estaduais planejam prevenção e combate aos incêndios florestais no Pará

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) começaram a estruturar uma parceria para atuação integrada na prevenção e combate aos incêndios florestais no estado. A cooperação, em âmbito do Programa “Regulariza Pará”, está em fase de planejamento e iniciará o desenvolvimento de ações nas regiões sul e sudeste do estado do Pará.

O início do período anual de estiagem com menor incidência de chuvas na região Norte facilita a propagação do fogo e a ocorrência de queimadas, que geram danos aos ecossistemas, com impactos à vegetação, fauna, aos serviços ambientais e à saúde humana.

Os riscos preocupam as autoridades, que já preparam ações preventivas. Durante reunião realizada na Semas, em Belém, a Semas e o Corpo de Bombeiros começaram a traçar as ações principais do futuro acordo de colaboração que prevê o fornecimento por parte da Secretaria de insumos geoespaciais das bases territoriais do Estado sobre focos de incêndio e a capacitação dos Bombeiros no uso destes insumos e ferramentas ambientais.

A Semas também vai articular com prefeituras, por meio de suas Secretarias Municipais de Meio Ambiente, a formação de equipes de brigadistas para atuar no combate aos focos de incêndio florestal.

A qualificação dos brigadistas em temas como educação ambiental, instrumentos de regularização ambiental, conservação das áreas protegidas dos imóveis rurais (áreas de preservação permanente, de reserva legal e de uso restrito) também será realizada pela Secretaria.

“A importância do diálogo da Semas com o Corpo de Bombeiros envolve, sobretudo, a questão dos incêndios florestais e ações de cunho preventivo. A reunião foi um alinhamento inicial sobre as ações de cooperação e possibilidades de fortalecimento institucional dentro das competências dos órgãos. Estamos preocupados com o desmatamento causado pelos incêndios florestais nas áreas rurais, o que tendencialmente é acentuado nos próximos meses”, diz o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos.

“A Semas poderá compartilhar insumos territoriais para qualificar a ação do Corpo de Bombeiros, inicialmente nas regiões sul e sudeste do estado. A perspectiva do trabalho é a formação de brigadistas, pois pretendemos estabelecer uma cooperação com os municípios e outras organizações sociais locais para somarmos esforços para reduzir o desmatamento originado a partir do fogo. Assim, a presença de profissionais qualificados capazes de atuar nos focos de incêndios é de suma importância, pois atuarão na prevenção e combate aos incêndios florestais, no monitoramento de áreas queimadas e na própria gestão da brigada florestal”, complementa Rodolpho Zahluth Bastos.

O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), coronel Jayme de Aviz Benjó, ressaltou a importância da cooperação entre instituições visando objetivos maiores que a preservação ambiental.

“Com essa parceria com a Semas, o Corpo de Bombeiros poderá potencializar tanto a sua capacidade de resposta quanto o trabalho na prevenção a incêndios florestais. A cooperação será de fundamental importância para viabilizar a possibilidade de potencializarmos o enfrentamento aos focos de incêndio, especialmente nas regiões sul e sudeste, onde os indicadores são bem desfavoráveis. E o envolvimento com o poder público local, com os municípios, com as comunidades e com os sindicatos rurais fortalece esta política de meio ambiente e sustentabilidade no estado”.

Durante a reunião foi deliberado um cronograma para a implementação da parceria, que prevê entre outras ações, a realização de um seminário da Semas na sede do Corpo de Bombeiros no próximo dia 30. Na ocasião, a Secretaria pretende realizar um intercâmbio de informações ambientais sobre análise e uso de ferramentas de georreferenciamento, bem como discutir projetos em curso que podem apoiar a estruturação dos órgãos com recursos materiais necessários às brigadas de combate ao incêndio.

*Com informações de Agência Pará