O trânsito na rodovia PA-253 foi liberado entre os municípios de Irituia e Capitão Poço, na região nordeste do Pará, no trecho que fica sob o rio Joaquim Lopes e que rompeu no último domingo, 9, devido às fortes chuvas e deixou o tráfego pela rodovia ficou completamente interditado. A via está com o fluxo de veículos e pedestres foi restabelecido e segue no sistema “siga” e “pare”, e sem registros de congestionamentos.
As obras no local iniciaram na última segunda-feira, 10, e estão sendo comandadas pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran) “Imediatamente após o ocorrido, começamos a mobilizar nossas equipes até o local no intuito de retomar o tráfego o mais rápido possível e minimizar os transtornos à população. Sempre buscamos soluções para que os sinistros não voltem a ocorrer nas áreas afetadas nas próximas águas grandes que ocorrem todos os anos no inverno amazônico”, finalizou o titular da Setran, Adler Silveira.
Antes da liberação, os motoristas puderam seguir o percurso pelo desvio criado pela Setran no ramal “Elbrom”, que segue até Capitão Poço.
De acordo com a Secretaria, a execução dos serviços prossegue até o próximo sábado, 15, quando deve ocorrer o trabalho de pavimentação. Entre as ações já realizadas estão a ampliação da tubulação existente, e o aterramento do local devidamente compactado.
O temporal também provocou estragos na zona rural da cidade. Uma das localidades afetadas foi a Vila São Francisco. Várias ruas ficaram alagadas e as casas foram invadidas pela água.
Em nota, a Prefeitura de Irituia informou que providenciou abrigo para realocar algumas famílias que tiveram as casas atingidas pelo grande volume de água, além de realizar um georreferenciamento dos pontos de alagamento da Vila.