O equipe do BT recebeu a denúncia de uma moradora da Cidade Nova VIII que realiza acompanhamento para osteoporose e foi encaminhada no último dia 6 de junho, pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Laguna, em Ananindeua, a realizar o exame de densitometria óssea, que é de rotina nestes casos, mas ainda não conseguiu fazer o solicitado. Segundo a família, ela foi direcionada à clínica particular FC Macedo, que tem convênio com o SUS, mas o estabelecimento afirma que o equipamento para o exame estava quebrado.
Ao questionar sobre a previsão para realizar o exame, ela foi informada que ele poderia ser feito na semana seguinte, pois a máquina já estaria funcionando, porém a situação seguiu a mesma. Ao longo da semana deste sábado, 24, a família da paciente procurou a clínica, mas agora já não receberam a previsão de quando a máquina estaria disponível.
O BT entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Ananindeua, responsável pela UBS que encaminhou a paciente à clínica conveniada, questionando sobre a situação e como ela poderia proceder em busca do exame necessário. Confira a nota completa da secretaria:
“A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) informa que, de acordo com a Clínica, o aparelho apresentou problemas e será trocado, desse modo todos serão atendidos. Reiteramos que os usuários não atendidos devem retornar em suas UBS, pois a SESAU garante agendamento para outro estabelecimento que esteja funcionando normalmente.”