///

Padrão ou crueldade? Ao som de Bolsonaro, médica faz marcação de número “22” com ferro quente em bezerro

Um vídeo que está correndo as redes sociais nesta quarta-feira, 19, mostra a médica veterinária, Fernanda Paula Kajozi, marcando um bezerro, com o número “22”, na face do animal, com ferro quente, ao som do jingle da campanha eleitoral de Jair Bolsonaro. O caso foi em Palmas, no Tocantins. Nós fomos atrás para entender se a atuação da médica veterinária está correta ou teve uso estritamente panfletário e político.

Imagem do animal sendo marcado com ferro quente no rosto. Imagem: Reprodução redes sociais.

No vídeo, a veterinária registra o número 22 na face do animal, que não sabemos se é fêmea ou macho. O vídeo foi postado nas redes sociais da médica veterinária, nos stories de Fernanda Paula.

Internautas reagiram com indignação e repúdio. “Meu Deus, tadinho do bichinho, eu sofri vendo essa atrocidade. Nunca tinha visto marcarem a cara do animal assim”, disse uma internauta. Outros usuários marcaram pessoas públicas que trabalham em defesa dos animais. Enquanto outros se prontificaram a denunciar o caso por violência animal.

VEJA VÍDEO:

Depois do vídeo viralizado e de muitas criticas dos internautas, Fernanda Paula Silva Santos, que usa nas redes sociais o nome de “Fernanda Paula Kajozi”, fechou sua conta no instagram. Alguns minutos depois de fechar o seu perfil, a conta deixou de aparecer na busca, sugerindo que Paula pode ter tido sua conta derrubada pelo instagram.

O BT foi atrás para entender o caso. Conversamos com pecuaristas, além de médicos veterinários e zootécnista.

O zootecnista explicou que, no rosto somente da vaca acontece a marcação da brucelose. A vacinação de brucelose é obrigatoria para previnir que o animal seja contaminado por bactérias do gênero brucella e neste caso, após a vacinação, marca-se o animal com uma letra, a letra “v”. Além disso a marcação contra brucella é feita no lado esquerdo da face e não do lado direito como aparece no vídeo”, disse o zootecnista Elder Natividade.

A médica veterinária Daiane Melo explicou que a vacinação de brucelose é feita apenas em fêmeas bezerras e também confirmou que a marcação deve acontecer do lado esquerdo. “Se usa a letra “V” e o último algorismo do ano de realização da vacina”, explica.

Este internauta explicou como deveria ser feita a marcaçao em caso de brucelose, utilizando então a marcação “V2”, que está de acordo com a explicação do especialista.

Outro caso em que se pode fazer a marcação é para registrar a propriedade do animal, a quem pertence o gado, e se usa geralmente o lombo traseiro e não a face. “Não é uma prática indicada por questão de bem estar animal, no entanto ela não é proibida”, explicou ainda Elder.

Este pecuarista, Marco Costa, ao ver o vídeo, explicou que não há um motivo para a marcação do número “22” na face do animal. “Dentro da prática pecuarista não se marca a cara do bicho assim. Pelas imagens me parece uma marcação com intenções próprias”, explica Marco.

Fizemos uma busca nas redes sociais de Fernanda Paula, e encontramos muitos registros dela em sua atuação como veterinária. No tik tok, além de aparecer em várias trends de dancinhas, Paula também se exibe em imagens controversas como esta em que ela aparece, “em pé”, sobre o lombo de um cavalo.