O Vaticano anunciou na manhã desta quinta-feira, 9, que o Papa Francisco destinou 100 mil euros, o equivalente a mais de R$ 500 mil, para ajudar desabrigados no estado do Rio Grande do Sul.
A informação foi confirmada pelo arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler.
Doação do Papa será repassado para auxiliar na reconstrução do estado
Os recursos, que foram retirados da Esmolaria Apostólica, serão repassados para o Regional Sul 3 da CNBB, abrangendo todo o estado gaúcho.
O Papa já havia manifestado no vaticano solidariedade às vítimas das enchentes: “Quero assegurar a minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas”, disse Francisco ao fim de uma oração no domingo, 5.
Governador estima custo de reconstrução em bilhões de reais
Enquanto isso, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, revelou que o estado enfrentará um árduo processo de reconstrução, estimando que serão necessários ao menos R$ 19 bilhões para recuperar o que foi perdido devido às enchentes históricas que assolaram diversos municípios gaúchos nos últimos dias.
Balanço trágico das enchentes
As autoridades divulgaram um balanço atualizado, registrando 107 mortes confirmadas, além de 136 desaparecidos e 374 feridos. Desde o início da tragédia, 425 municípios foram afetados.
Siga o BT no Instagram. Clique aqui