//

Pará adere ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal

18.01.2022 - Secretário Beto Preto acompanha vacinação infantil.

O governador Helder Barbalho assinou, na tarde desta quarta-feira, 16, o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal. A medida é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para manter os paraenses engajados no Programa Nacional de Imunização (PNI) desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS). 

A ação foi lançada em 30 de novembro de 2022, com o propósito de conscientizar a população acerca da importância da vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI), para a prevenção de doenças, visando a retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o território nacional.

Ainda durante a solenidade, o presidente da Comissão de Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público, juiz Jayme Oliveira Neto, ressaltou que o Governo do Pará sempre foi engajado na consciência vacinal e a adesão auxiliará o país a retornar aos índices vacinais de 2010. “É um ato simbólico para mobilizarmos forças junto à sociedade para recuperamos uma condição mínima”, ponderou. 

O procurador-geral de Justiça, César Mattar Júnior, classificou a adesão ao Pacto como um momento único e de sinergia, já que os princípios do Pacto estão em consonância com as diretrizes e trabalho desenvolvido pelo Governo do Pará. “O primeiro passo já está sendo dado, que é unir as instituições neste mesmo trabalho”, afirmou. 

O evento também contou com a presença da vice-governadora Hana Ghassan e do corregedor do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Oswaldo D’Albuquerque. 

Sobre o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal

O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal é uma ação do Conselho Nacional do Ministério Público, por iniciativa da Comissão da Saúde. A ação foi lançada em 30 de novembro de 2022, com o propósito de conscientizar a população acerca da importância da vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI), para a prevenção de doenças, visando a retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o território nacional.

Mobilização

Para ampliar o alcance da campanha e a conscientização da importância da vacinação em todo o país, a Comissão da Saúde do CNMP disponibilizará materiais gráficos informativos que podem ser utilizados por outras instituições interessadas em aderir à causa.