/

Educação no Pará: estado tem ensino médio acima da média nacional no Ideb 

(Foto: Agência Pará)

O Pará obteve um desempenho acima da média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 para o ensino médio, com uma nota de 4,4, superando a média nacional de 4,3. A avaliação foi divulgada nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação e marca a primeira grande análise nacional após a pandemia de Covid-19, que havia impactado a edição de 2021 com menor adesão devido ao fechamento das escolas.

No entanto, o desempenho do estado foi inferior à média nacional nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Para os anos iniciais, o Pará obteve uma nota de 5,1, enquanto a média nacional foi de 6. Já nos anos finais do ensino fundamental, o estado teve uma nota de 4,4, comparada à média nacional de 5. Em ambos os segmentos, os resultados não atingiram as metas estabelecidas, que eram 6 para os anos iniciais e 5,5 para os anos finais.

Ideb
Governador Helder Barbalho (Foto: Agência Belém)

O governador do Pará, Helder Barbalho, comemorou os avanços conquistados pelos alunos e profissionais do ensino médio. “Crescemos 1,3 pontos no Ideb entre as edições de 2021 e 2023, o que configura o maior crescimento na história do Ideb, na etapa do Ensino Médio. Assim, o Pará passa a ser a 6ª melhor educação pública do Brasil. Nós, que ocupávamos a 26ª colocação, temos, portanto, agora, o maior crescimento da história, nós estamos entre os melhores, sabendo que isto é fruto do trabalho extraordinário feito por milhares de pessoas, profissionais da educação, professores e professoras, da comunidade escolar, do envolvimento das famílias, de cada aluno e aluna”, disse.

O que é o Ideb?

O Ideb é calculado com base em dois componentes principais: a taxa de aprovação, que mede a porcentagem de alunos que não repetem de ano, e as notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb inclui provas de português e matemática para alunos do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Para o 9º ano, a prova também inclui questões de ciências da natureza e ciências humanas.

LEIA MAIS: btmais.com.br