////

Parque do Utinga tem trilhas ecológicas fechadas por risco de queda de árvores

A Unidade de Conservação (UC) Integral Parque Estadual do Utinga Camilo Viana informou que todas as suas trilhas ecológicas foram fechadas nesta quarta-feira, 1, por causa do risco de queda de árvores que podem ser causadas pelas fortes chuvas que ocorrem na região. 

A medida foi tomada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) por meio da Gerência Administrativa da região Metropolitana de Belém (GRB) com o objetivo de manter os frequentadores do parque seguros durante o período.

A equipe de manutenção do parque está trabalhando na remoção de galhos e troncos que acabam obstruindo as passagens e trilhas do local.

De acordo com o gerente da GRB, Ivan Santos, as fortes chuvas e ventos podem colaborar para a queda de árvores na região: “A equipe de manutenção, realiza também o monitoramento dos vegetais arbóreos, identificando e removendo os galhos em risco iminente de queda. As fortes chuvas deixam o solo encharcado, o que pode desestabilizar os vegetais, e ocasionar a queda de árvores saudáveis, portanto, para garantir a segurança dos frequentadores, as trilhas ficarão fechadas, até o fim do período das chuvas intensas”, disse o gerente.

As trilhas interditadas foram: Trilha do Yuna; Trilha do Água Preta; Trilha do Patauá; Trilha da Castanheira; Trilha do Macaco; Trilha da Capivara; Trilha do Acapú; Trilha Bolonha; Trilha do Amapá e Trilha da Paxiúba.

O parque continua em funcionamento e com a trilha Mariana, que tem extensão de 807 metros, aberta para a visitação. Segundo o Ideflor-Bio, os passeios pelas trilhas ecológicas devem ocorrer com um guia habilitado pelo instituto. 

SERVIÇO

Parque do Utinga

Horários: 6h às 17h

Datas: quarta-feira à segunda-feira, nas terças-feiras fecha para serviços de manutenção.