Se você parou em algum momento para se perguntar o porquê da Páscoa ser comemorada no final de março, esta matéria vai tentar acabar com as suas dúvidas, caro leitor.
A Páscoa, assim como o Carnaval, é uma data comemorativa que não tem um dia fixo, e ocorre conforme mudanças astronómicas que seguem o calendário católico. O dia sempre é comemorado entre 27 de março e 24 de abril.
Parte do motivo da mudança é por conta da data cair no primeiro domingo após a primeira lua cheia no equinócio da primavera do hemisfério norte e no equinócio de outono no hemisfério sul.
E COMO É FEITA A MUDANÇA?
Tudo é baseado no período onde ocorre o chamado equinócio de primavera nos países do hemisfério norte e outono no sul global. Equinócio representa o momento em que nenhum dos polos está inclinado em relação ao Sol, o qual incide diretamente sobre a linha do Equador.
Logo, no calendário católico, a data acaba caindo no primeiro domingo, após a primeira lua cheia no equinócio da primavera do hemisfério norte e no equinócio de outono no hemisfério sul.
A Páscoa, então, se dá sempre no primeiro domingo depois do início da primavera. Na religião, acredita-se que Jesus foi crucificado na primeira sexta-feira de primavera, que é lembrada como a “Sexta-feira da Paixão” e ressuscitado no domingo de Páscoa.
RELAÇÃO COM O CARNAVAL
A terça-feira de Carnaval também é relacionada ao domingo de Páscoa, sendo marcada 47 dias antes. O período é chamado quaresma, que é o período de preparação para a Páscoa.