Denúncias repassadas ao BT pela ONG “Apadrinhe uma Castração” alegam que diversos animais estão abandonados no pátio de retenção da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), localizado na passagem 3 de outubro, no bairro Sacramenta. O terreno, que pertencia antes à empresa de transporte rodoviário Perpétuo Socorro, estaria ocupado pelos animais desde antes da compra pela Semob.
Os animais são alimentados pelos funcionários com restos de comida ou ração, comprada através de arrecadação entre eles próprios. Segundo Karla Ataíde, advogada e administradora do “Apadrinhe”, o porteiro do local a informou que a empresa já tentou contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mas o Centro lhes informou que não retira animais de locais fechados e que só recolhe animais que estejam nas ruas.
View this post on Instagram
“São muitos animais com problemas de pele e no ouvido e feridas. Muito magros e filhotes muito fraquinhos. Não sei a quantidade exata, mas parecem ser entre 15 e 20 animais, já contando com os filhotes”, disse Karla.
“Diversos animais em situação precária de desnutrição e descaso. Vários filhotes, fêmeas prenhas e animais em pele e osso. É preciso que o CCZ se mobilize para castra-los a aplicar um protocolo de prevenção e tratamento de doenças — Não adianta sumir com os animais, nós vamos ficar de olho!”, completou.
No perfil do Apadrinhe, pessoas estão se mobilizando para arrecadar e levar alimentos para os animais. O BT tentou contato com a Semob e com o CCZ, mas até o momento da publicação desta matéria não obteve respostas.