Nesta quinta-feira, 14, estreia nos cinemas de todo o Brasil o filme “Medida Provisória”. O longa é dirigido pelo ator Lázaro Ramos, que tem uma vasta carreira no cinema e na TV. “Medida provisória” percorreu um longo caminho até chegar nas telas dos cinemas brasileiros, segundo o próprio diretor, o filme é “esquisito, mas bom” pois mistura comédia, thriller, ação e drama.
O BT fez uma lista com tudo que você precisa saber sobre o longa antes de ver nos cinemas, então Pega a Pipoca, e vem que esse filme promete fazer história.
SOBRE O QUE É?
O longa conta a história de um futuro distópico no Brasil. Nesta realidade, um governo autoritário (nunca vimos isso na vida real brasileira, né? ~ contém ironia ~) e extremamente racista toma conta do poder. Após isso, uma ‘medida provisória’ entra em vigor e determina que todos os negros do Brasil, agora chamados pelo governo de “‘cidadão de melanina acentuada”, sejam expulsos do país e enviados para o continente africano contra sua vontade.
A história é baseada em um espetáculo teatral chamado “Namíbia, não!” encenado em 2011 e também dirigido por Lázaro Ramos. A peça, que foi sucesso de público e crítica nos teatro do Brasil e de Portugal, contabilizou mais de 300 mil espectadores. A história é a mesma, porém aqui, o enredo foca em dois personagens, André e Antônio, que se recusam a sair do país, e ficam trancados em um apartamento, já que os negros expulsos só podem ser capturados na rua para não incorrer no crime de “Invasão a Domicílio”.
DIREÇÃO:
Como já contamos, o filme é dirigido por Lázaro Ramos, ator baiano conhecido por papéis memoráveis no cinema como em “Ó Paí, Ó”, “Madame Satã”, “Cidade Baixa” e “O Homem que Copiava”. Na TV, Lázaro estourou como personagem Foguinho, na novela “Cobras e Lagartos” de 2006, sua estreia nas telinhas. Ele estreia pela primeira vez como diretor de cinema.
Lázaro contou em entrevista ao podcast “Pod Pah” que tinha a intenção de assumir a direção apenas temporariamente até encontrar um diretor profissional, mas como ofereceu o cargo para vários amigos e não conseguiu quem ficasse em seu lugar, Taís Araújo, atriz protagonista do filme e esposa de Lázaro, sugeriu que ele assumisse a direção definitivamente.
Lázaro afirmou que, por acabar sendo o diretor do longa, conseguiu deixá-lo do seu jeito, e citou como exemplo que quase não há uso de armas no filme, o objeto só aparece em tela duas vezes.
Em entrevista ao Pod Pah ele disse: “a gente tem visto durante muito tempo, principalmente no cinema nacional recente, muitos pretos com arma na mão, como se aquilo fosse ser o destino e como se aquilo fosse a única maneira de resolver sua vida”
Lázaro é contra o uso de armas em excesso na arte.
“Eu queria nesse filme mostrar para a juventude que tem outros caminhos na vida. Minha vida não foi transformada pela violência ou pelas faltas, foi pelo momento que alguém olhou pra mim e me deu uma oportunidade e eu aproveitei essa oportunidade”. Concluiu.
ELENCO:
“Medida Provisória” conta com um elenco marjoritariamante negro tanto na frente quanto atrás das câmeras, este é o filme brasileiro com maior quantidade de negros na história do cinema nacional.
ele tem como protagonistas Seu Jorge, a magnífica Taís Araújo e Alfred Enoch, ator mundialmente conhecido como Wes Gibbins da série How to Get Away with Murder e como o Dino Thomas, da saga de bruxos mais amada do planeta, Harry Potter.
O filme também conta com Adriana Esteves, Renata Sorrah, Jéssica Ellen, Luís Miranda e é a grande estréia do rapper Emicida como ator.
PROBLEMAS COM A ANCINE:
Além da pandemia da Covid-19, outro empecilho para exibir o filme nos cinemas foi a burocracia da Agência Nacional do Cinema, a Ancine, que prejudicou e muito a estreia já que o filme não conseguia autorização para estrear no circuito comercial.
O longa teve as gravações finalizadas em julho de 2019 e já rodou em diversos festivais no mundo incluindo Estados Unidos e França e colecionando críticas positivas e prêmios, como o prêmio de melhor roteiro no Indie Memphis Film Festival, nos Estados Unidos.
Apesar do sucesso no exterior, o filme não conseguia estrear no próprio país de origem.
O filme Marighella, que também tem Adriana Esteves e Seu Jorge no elenco, encontrou o mesmo problema para estrear, apesar de premiado em outros países, teve uma extrema dificuldade para a exibição em terras brasileiras.
I OS BOLSONARISTAS?
O filme foi duramente criticado por Sérgio Camargo (PL), um político bolsonarista (é lógico que é, alguém tinha dúvida?!) que foi presidente da Fundação Cultural Palmares até 2022, a fundação é um órgão brasileiro de promoção da cultura afro-brasileira.
Sergio Camargo, que já é conhecido por ataques ao movimento negro, pediu boicote ao filme chamando de “ lacração vitimista” além de atacar o diretor Lazaro Ramos. “O filme, bancado com recursos públicos, acusa o governo Bolsonaro de crime de raciscmo – deportar todos os cidadãos negros para a África por medida provisória. Temos o dever moral de boicotá-lo nos cinemas. É pura lacração vitimista e ataque difamatório contra o nosso presidente”, disse Sérgio Camargo, que ainda criticou o ator e diretor por, segundo ele, “glorificar o triplo homicida Madame Satã”. “Não preciso dizer mais nada”, completou criticando o papel de Lázaro que deu vida a Madame Satã nos cinemas.
O tweet, obviamente, já não existe, mas a fala foi compartilhada em diversos portais do país.
Esta semana, enquanto divulgava o longa, Taís Araújo criticou mais uma vez o governo Bolsonaro em entrevista ao UOL, ela disse: “A mudança está nas nossas mãos. Não foram quatro anos difíceis, foram quatro anos infernais, foram quatro anos de pesadelo! Quatro anos de desespero, aumento da miserabilidade do povo brasileiro. A gente andou para trás a galope. Não dá para continuar. O poder está nas mãos do povo, apesar das fake news”, comentou. Obviamente, todo o elenco presente na entrevista em que Taís deu a declaração, todos criticaram o governo.
Claro que o bolsonarista Sergio Camargo criticou a fala da atriz em suas redes sociais fazendo um escândalo no Twitter.
O também bolsonarista, ex-ator e ex-secretário especial de cultura, que é conhecido por criticar a cultura, como quando criticou a “Lei Paulo Gustavo”, Mario Frias, se revoltou com a fala de Taís e reclamou no twitter “4 anos infernais para quem? Certos artistas vivem em uma realidade muito paralela… Será que Thais se lembra que passamos por uma pandemia mundial e mesmo assim, tivemos em 2019 e 2020 a maior arrecadação dos últimos 5 anos?”
Um dos Filhos de Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, também criticou a fala de Taís nas redes sociais. E o filme ainda nem chegou aos cinemas…
MEDIDA PROVISÓRIA NO BBB 22
Mesmo com a decepção de ter flopado no elenco, o BBB 22 ainda é uma das maiores vitrines da TV brasileira.
Nesta terça feira, 11, o diretor do programa, Boninho, confirmou para o diretor do longa que vai ter exibição de “Medida provisória” no BBB. Em uma mensagem nas redes sociais ele diz “Lazinho, seu filme no @bbb amanhã”
ONDE VER, BT?
O filme estreia na próxima quinta-feira, 14, em todo o Brasil. Em Belém, Até o momento há confirmações de exibição no Cinépolis e no Cine Líbero Luxardo, no Centur, que vai estrear o filme no dia 21 de Abril.
Para a galera de Ananindeua, foi confirmada a exibição no Cinesystem do Shopping Metrópole.
Como o filme estreia no mesmo fim de semana que o longa da franquia derivada de Harry Potter, “Animais Fantásticos e os segredos de Dumbledore”, o número de salas de exibição é menor que o esperado. O diretor Lázaro Ramos, pediu que todas as pessoas que queiram ver “Medida provisória” vejam o filme na semana de estreia para mostrar que há público para a exibição.
Veja o Trailer:
Ficou curioso, leu até aqui? Conta nas redes do BT se tu queres ver o filme.