O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na manhã desta quarta-feira, 9, com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) em Brasília, para discutir pautas e propostas a serem votadas na Câmara. O vice de chapa, Geraldo Alckmin, também participou.
O encontro aconteceu na residência oficial da Câmara, localizada na Península dos Ministros, área nobre do Distrito Federal.
Esta é a primeira visita de Lula a Brasília desde que venceu o presidente Jair Bolsonaro (PL), na disputa eleitoral. Um dos líderes do Centrão, Arthur Lira apoiou a reeleição de Bolsonaro e, conforme o jornal “O Globo”, buscará se reeleger presidente da Câmara no ano que vem.
A agenda do presidente eleito também deve incluir encontros com os presidentes do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Rosa Weber e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes.
Antes do encontro com Lira, Lula postou a seguinte mensagem em uma rede social: “Estamos empenhados na construção de um futuro melhor para todos os brasileiros e brasileiras, com muita democracia. Hoje estou em Brasília. Bom dia.”
Também participaram da reunião com Lira os deputados José Guimarães (PT-CE), Reginaldo Lopes (PT- MG) e Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do PT, além do ex-ministro Aloizio Mercadante.
AGENDA PARA APOIOS
Lula fará em Brasília uma agenda em busca da estabilidade institucional, movimento que tem sido chamado internamente de “reconstrução nacional”, em razão das polêmicas em que Bolsonaro se envolveu com os demais poderes nos últimos anos.
Paralelamente aos encontros de Lula, a equipe de transição de governo, coordenada pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) já começou a ser anunciada. Os trabalhos vão ser feitos na sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília.
Entre os membros da equipe estão a senadora Simone Tebet, os economistas Pérsio Arida e André Lara Rezende, o ex-senador Aloizio Mercadante, a ex-ministra Gleisi Hoffmann e o deputado estadual André Quintão (PT-MG).
*Com informações de G1.