////

Pelo segundo dia consecutivo, Manaus amanhece coberta por fumaça causada por agropecuaristas, diz Ibama

Foto: William Duarte/Rede Amazônica

Na manhã desta quinta-feira, 12, Manaus amanheceu pelo segundo dia consecutivo encoberta por fumaça. O nevoeiro que dificultou a visibilidade de motoristas na capital do Amazonas foi tão intenso que universidades tiveram que suspender as aulas presenciais na última quarta-feira, dia 11. De acordo com a Prefeitura de Manaus, a fumaça tem origem nos municípios da Região Metropolitana da capital, e segundo dados do programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é reflexo das queimadas usadas de forma irregular por agropecuaristas.

Segundo informações da World Air Quality Index, uma plataforma acompanha os níveis de poluição no mundo, a capital manauara está entre as piores cidades do planeta em poluição do ar por causa do nível de fumaça.

Ainda na noite da última quarta-feira, o Superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo, afirmou em entrevista ao portal G1, de Manaus, que fumaça está vindo dos municípios do Careiro e Autazes causada por agropecuaristas que fazem o uso inadequado do fogo. Ainda segundo o Superintendente, as queimadas são feitas de forma errada em áreas agropecuária a nevoa tóxica se estende para áreas de vegetação.

O Ibama também afirma que existem brigadistas tentando apagar essas chamas: “O Ibama tem 45 brigadistas atuando em um grande incêndio ambiental, o maior da região, no município do Careiro, na tentativa de diminuir essa fumaça, que está sendo carregada de lá para a cidade de Manaus”, afirmou Joel Araújo.

O estado do Amazonas registrou 9 mil focos de incêndio entre setembro e outubro, o que fez com que o estado decretasse emergência ambiental, segundo informações de especialistas.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontou que Autazes é o quarto município que mais registra queimadas em toda a Amazônia Legal no mês de outubro com 236 focos de calor apenas nos dez primeiros dias do mês.

Com informações de G1 Manaus