Rener Medina da Silva estava preparando a margem do rio Cajazeiras, próximo ao Lago de Tucuruí, no sudeste do Pará, para instalar uma malhadeira, instrumento para pescaria, típico da região. Rener atravessava o rio quando foi atacado pelo jacaré, que o arrastou pelo ombro. Segundo relatos de testemunhas, o jacaré tinha entre três e quatro metros.
“Ele ficou internado sexta, sábado, domingo e segunda, que foi quando ele teve alta por melhora clínica. Sentiu muita dor. O paciente teve ferimentos graves apenas na parte frontal. Nas costas foram apenas arranhadura da presa”, disse o médico e diretor do Hospital Municipal, Thiago André.
De acordo com Rener, o animal o levou para o fundo do rio, mas ele conseguiu se desvencilhar e subiu para pedir o socorro. O jacaré teria se assustado com os gritos, e voltado para o fundo do rio. Os vizinhos salvaram o pescador, que não tinha forças para sair da água, pois tinha perdido muito sangue. Ele foi levado às pressas para o Hospital Municipal de Itupiranga (HMI).
O Ataque
A vítima sofreu graves lesões nas costas, no ombro, na região torácica e na mão, e segue em acompanhamento médico. Segundo Thiago, a vítima precisou ser submetida a uma cirurgia de reconstrução do peitoral menor do lado esquerdo do corpo. Mas as perfurações, de aproximadamente 7 cm, atingiram apenas a musculatura e a gordura da vítima, não comprometendo outras partes sensíveis do corpo, explicou o médico.
Pescadores da região relataram que já foram avistados, pelo menos, outros cinco jacarés. E o paciente falou para a equipe médica que um cavalo seu já havia desaparecido próximo da região do rio, aumentando a possibilidade da existência de mais predadores.