Viralizou na última semana, um vídeo nas redes sociais onde mostra um homem filmando um tubarão na região amazônica. A cena despertou curiosidade dos internautas pelo fato de não ser o habitat natural da espécie, especialistas também analisam a aparição do animal.
AGORA DEU RUIM!
— BT AMAZÔNIA (@btamazonia) June 18, 2024
Viralizou na última semana, um vídeo nas redes sociais onde mostra um homem filmando um tubarão na região amazônica. A cena despertou curiosidade dos internautas pelo fato de não ser o habitat natural do animal, especialistas também analisam a aparição da espécie pic.twitter.com/FWJsohuDXL
Tubarão em água doce
Apesar de ser um animal de habitat de água salgada, algumas das espécies de tubarões podem viver em água doce, o que pode ocasionar encontrá-los em rios, como no caso, a região Amazônica. Um exemplo é o tubarão-touro, também conhecido como tubarão-do-rio ou o tubarão-de-cabeça-chata.
Sobre a espécie
São um tipo de peixe cartilaginoso de diferentes espécies, cada uma com suas caraterísticas. Geralmente são encontrados em oceanos e mares, onde predomina água salgada, e vivem nas águas rasas até profundidades abissais.
Os tubarões são conhecidos por serem grandes predadores da cadeia alimentar, no entanto, nem todos possuem a alimentação e o comportamento de caça. Geralmente, se alimentam de focas, peixes grandes e até tartarugas-marinhas, no entanto, outros possuem uma classificam como ‘filtrador’, que é o caso do tubarão-baleia, no qual se alimenta de plâncton.
*Matéria realizada com informações do Portal DOL e Brasil Escola.