O Instituto Acertar divulgou neste sábado (7) uma nova pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Belém, mostrando o candidato Igor Normando (MDB) na liderança. Normando registrou um crescimento significativo de 10 pontos percentuais, saltando de 22% para 32% nas intenções de voto. As eleições municipais estão marcadas para o dia 6 de outubro.
Em segundo lugar na pesquisa está o candidato Éder Mauro (PL), que sofreu uma leve queda, passando de 23% para 21%. O atual prefeito, Edmilson Rodrigues (PSOL), ocupa a terceira posição, com um aumento dentro da margem de erro, de 12% para 13%.
O QUE DIZ A PESQUISA?
A pesquisa foi realizada entre os dias 02 e 06 de setembro de 2024, com uma margem de erro de 3,5% e um nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA) sob o número PA05591/2024, e foi contratado pelo Jornal Diário do Pará. Para a coleta de dados, foram realizadas 840 entrevistas com eleitores da capital paraense.
Veja as intenções de voto para cada candidato:
- Igor Normando (MDB) – 32%
- Delegado Éder Mauro (PL) – 21%
- Edmilson Rodrigues (PSOL) – 13%
- Jefferson Lima (Podemos) – 8%
- Thiago Araújo (Republicanos) – 7%
- Eguchi (PRTB) – 2%
- Raquel Brício (UP) – 1%
- Italo Abati (Novo) – 1%
- Wellingta Macêdo (PSTU) – 0%
- Brancos e nulos – 8%
- Não sabe/não respondeu – 7%
Cenários de segundo turno
Em um possível segundo turno entre Igor Normando e Edmilson Rodrigues, o candidato do MDB venceria com 61% dos votos, contra 18% do atual prefeito. Em uma disputa entre Normando e Éder Mauro, o emedebista também sairia vencedor, com 57% das intenções de voto contra 29% de Mauro.
Caso o segundo turno seja entre Éder Mauro e Edmilson Rodrigues, o candidato do PL venceria o atual prefeito por 43% a 31%, uma diferença de 12 pontos percentuais.