A maior parte dos brasileiros (85%), acredita que fake news, as famosas notícias falsas, terão impacto na eleição de 2022. A informação veio de uma pesquisa do Ipec, encomendada pela Globo, e divulgada na manhã desta terça-feira, 6. As informações são do G1.
Ainda sobre a pesquisa, foi informado que outros 12% dos brasileiros acreditam que as notícias falsas não terão reflexo nas urnas. 3% dos entrevistados não souberam responder.
FAIXA ETÁRIA DOS ENTREVISTADOS:
Entre os que mais veem influência das tão mencionadas fake news, estão aqueles com idade entre 16 e 24 anos. 91% dos entrevistados com essa faixa etária acreditam que informações falsas influenciam na votação.
Já entre os eleitores com mais de 60 anos, a maioria (75%), não enxerga impacto das notícias falsas nas eleições.
Também entre os entrevistados, 33% afirmam que se deparam “sempre” com fake news. Outros 22% responderam “quase sempre” e 24%, “às vezes”. Os eleitores que disseram que vêem “raramente” ou “nunca” são 9% e 8%, respectivamente. 4% não souberam responder.
PESQUISA SOBRE NOTÍCIAS FAKE:
O Ipec perguntou também o que o eleitor faz ao se deparar com uma notícia nova: o resultado apontou que 43% afirma que sempre verifica a veracidade de uma informação, enquanto 27% afirma que às vezes verifica e 12%, raramente. Aqueles que nunca verificam somam 15%. Não souberam responder 2% dos entrevistados.
Os idosos são os que menos checam as veracidades das informações (26%), segundo esse levantamento.
A pesquisa ouviu 2.512 pessoas entre 2 e 4 de setembro em 158 municípios em todo o Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.