///

Pesquisadora paraense lança livro que debate a visão de veículos de comunicação sobre a Amazônia

A jornalista e pesquisadora, Vânia Torres, lançará seu primeiro livro solo intitulado “À Sombra da Floresta: A Amazônia no jornalismo de Televisão” nesta quinta-feira, 2. O lançamento vai acontecer no Solar do Barão de Guajará, que é a sede do Instituto Histórico e Geográfico do Pará. 17h30

O livro é adaptado da tese de doutorado da autora, realizada na Universidade Federal Fluminense (UFF) e discute uma análise de quatro séries televisivas exibidas nacionalmente pela Rede Globo de Comunicação para pôr em debate a imagem da Amazônia construída por jornalistas no sudeste do Brasil.

Vânia Torres, lançará seu primeiro livro solo intitulado “À Sombra da Floresta: A Amazônia no jornalismo de Televisão”. Imagem: Divulgação

A escritora compartilhou que seu desejo é trazer o assunto à tona e colocar em discussão como a imagem do bioma brasileiro Amazônia foi construída nos últimos anos: “Estimular a reflexão e o debate público sobre as representações da Amazônia nos meios de comunicação, sediados na região Sudeste, que olham para a região Norte como vazia, pobre e subalterna”, disse a autora.

Em entrevista ao BT, Vânia comentou sua alegria concluir esse projeto que demandou muito tempo e estudo: “Fazer uma pesquisa como esta é sempre um desafio dessa pesquisadora que sai do seu lugar, sai da Amazônia… Passei quatro anos fora, mas o principal é retornar com esse resultado”, afirmou a estudiosa.

editado pelo selo universitário da PakaTatu, tem capa de Helena Renato e Carlos H. Carneiro. Imagem: Divulgação

O lançamento do livro vai ocorrer durante uma roda de conversa entre a autora e os professores Alda Costa (UFPA) e Paulo Maués Correa (SEDUC-PA) sobre as linhas argumentativas usadas por Vânia na escrita do livro. Além da obra por um preço promocional, o evento terá participação especial dos músicos Nego Nelson e Tiago Amaral.

SERVIÇO

Lançamento do Livro  “À Sombra da Floresta: A Amazônia no jornalismo de Televisão”

Data: 2 de Março

Horário: 17h30

Local: Solar do Barão de Guajará, sede do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (Rua Tomásia Perdigão, 62, na Cidade Velha).