//

PF apura desaparecimento de jornalista britânico e indigenista no Amazonas

Estão desaparecidos desde ontem (5/6) o indigenista Bruno Araújo Pereira jornalista britânico Dom Phillips, correspondente do The Guardian, no Vale do Javari, no Amazonas. A informação é da União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja).

Phillips estava indo para uma localidade, chamada Lago do Jaburu, para entrevistar indígenas e Pereira o acompanhava. De acordo com as organizações indígenas e o The Guardian, o indigenista é alvo de ameaças de madeireiros e garimpeiros que tentam invadir terras indígenas na região. A Polícia Federal está apurando o caso e a Marinha faz buscas na região.

O local que os dois visitariam fica próximo à Base de Vigilância da Funai (Fundação Nacional do Índio), no rio Ituí. Os dois chegaram no local de destino na sexta-feira (3) às 19h25. No domingo a dupla retornaria pela manhã para a cidade de Atalaia do Norte, porém, antes pararam na comunidade São Rafael, em uma visita previamente agendada.

Bruno faria uma uma reunião com um membro da comunidade apelidado de Churrasco. O encontro iria tratar de trabalhos conjuntos entre ribeirinhos e indígenas na vigilância do território, bastante afetado por invasões, de acordo com a Univaja.

A nota das associações indígenas diz que “pelo que consta nas informações trocadas, via Dispositivo de Comunicação Satelital [SPOT, na sigla em inglês], eles chegaram na comunidade São Rafael por volta das 6h, onde conversaram com a esposa do Churrasco, visto que este não estava na comunidade e depois partiram rumo a Atalaia do Norte, viagem que dura aproximadamente duas horas. Assim, deveriam ter chegado por volta de 8h, 9h na cidade, o que não ocorreu”.

Por volta das 14h, uma equipe de busca formada por indígenas “extremamente conhecedores da região” saiu de Atalaia do Norte, de acordo com o comunicado. A equipe percorreu o mesmo trecho que Pereira e Dom Phillips supostamente teriam percorrido, mas nenhum vestígio foi encontrado.

A última informação de avistamento deles é da comunidade São Gabriel, com relatos de que avistaram o barco passando em direção a Atalaia do Norte. Às 16h, outra equipe de busca saiu de Tabatinga, em uma embarcação maior, retornando ao mesmo local, novamente nenhuma pista foi encontrada.

O comunicado diz ainda que Pereira é experiente e profundo conhecedor da região, já que foi Coordenador Regional da Funai de Atalaia do Norte por anos.