////

PF cria ‘Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente’ para lidar com demanda de setores da região

A nova diretoria da Amazônia e meio ambiente da Polícia Federal foi anunciada nesta terça-feira, 20, pelo futuro ministro da justiça, Flávio Dino. A divisão vai atuar suprindo as demandas da região. 

A ideia de uma diretoria que cuida dos assuntos e necessidades da região amazônica foi inspirada em um livro nacional. A obra “Guerreiros da Natureza – a história do combate aos crimes ambientais na Polícia Federal” foi escrito pelo delegado aposentado, Jorge Pontes e conta a história de ações comandadas contra crimes ambientais. No livro, Pontes sugere várias ideias para a redução do crime ambiental na Amazônia, incluindo a proposta da diretoria. 

Jorge Pontes ressalta a cooperação com estados do Norte. Foto: Divulgação

Flávio Dino anunciou que a diretoria atuará respondendo a demanda de setores da sociedade para com a situação da Amazônia tanto no País quanto no exterior. Além de trabalharem com a percepção de que os crimes ambientais também ocorrem em estruturas que pertencem ao narcotráfico ou à lavagem de dinheiro e outros. 

Jorge Pontes também aponta que o exemplo deve ser seguido por outros estados, principalmente pelo Norte do Brasil, para que hajam operações em conjunto: 

“Essa nova diretoria precisa muito também estar coordenada com o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama (Instituto Brasileiro de Proteção ao Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis)”, comentou o delegado aposentado.