Graças a um vídeo que viralizou, o garoto Andres Costa, de dez anos, realizou um dos maiores sonhos, na última segunda-feira, 6: se apresentar no famoso Theatro da Paz, em Belém. Ele ficou conhecido após ser filmado tocando Sonata ao Luar de Beethoven em março deste ano.
A história do pianista autodidata ganhou destaque na imprensa nacional e, após a repercussão, Andres teve a oportunidade de fazer uma audição no Conservatório Carlos Gomes, onde se apresentou para diversos professores, entre eles a notória pianista Glória Caputto, superintendente da Fundação, que passou a acompanhá-lo semanalmente, dando orientações para aprimorar as técnicas do garoto no instrumento.
Ele foi convidado para fazer uma participação especial de abertura do Recital Vale Música, no qual se apresentaram os músicos participantes do projeto da Fundação Amazônica de Música. As músicas “Fantasia Improviso” e “Valsa do Minuto” de Chopin foram as peças tocadas por ele no evento.
“Tudo aconteceu muito rápido. Eu não poderia imaginar que já conseguiria tocar aqui, neste lugar tão especial que eu amo estar, neste piano maravilhoso em que já passaram tantos pianistas que admiro e que eu sonhava poder tocar um dia. Quando entrei no palco, com aquela plateia lotada e comecei a tocar, parecia que eu estava realmente sonhando. Estou muito mais do que feliz, nem tenho palavras para descrever”, conta o pianista mirim.