//

Planetário do Pará promove sessões gratuitas para observar a Superlua; confira

Os amantes da lua podem comemorar porque nesta quarta e quinta-feira, 30 e 31 respectivamente, o Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP), localizado na Av. Augusto Montenegro, em Belém, abrirá as portas para a população observar e contemplar o espetáculo astronômico da Superlua. As sessões ocorrerão entre 18h e 21h, de forma gratuita.

Os observadores poderão contemplar o satélite natural quando ele estiver em sua máxima proximidade em relação ao nosso planeta. Essa, que será a segunda lua cheia do mês de agosto, também se revelará em uma rara tonalidade azulada, por isso, também é chamada de “lua azul”.

Foto: Ascom UEPA

O que é a Superlua?

Ocorre quando a lua se encontra próxima ao seu perigeu, que é o ponto da órbita de um astro ou satélite em torno da Terra, no qual ele se encontra mais próximo do planeta. Sendo a órbita lunar aproximadamente elíptica, quanto mais próximo do perigeu ocorrer o momento da lua cheia, maiores serão seu tamanho e brilho aparentes para um observador da Terra. Nos casos de “Superlua”, esta pode apresentar-se com diâmetro angular cerca de 5,5% maior e 11,3% mais brilhante que uma lua cheia média.

Serviço:

Horário: 18h30 às 21h

Local: Centro de Ciências e Planetário do Pará (Rodovia Augusto Montenegro, km 3, s/n)

Data: 30/08 e 31/08

Entrada gratuita