//

“Podemos ter problemas”, admite Lula sobre estrutura de Belém para COP 30

Foto: Ricardo Stuckert

A pouco mais de um ano antes da COP 30 que será realizada em novembro de 2025 em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) admitiu que a estrutura de Belém pode ser um problema para a realização do megaevento. Em entrevista para agências internacionais na última segunda-feira, 22, o chefe do Executivo afirmou que Belém não tem a mesma estrutura de cidades como São Paulo, Londres, Madrid e outras.

“Nós convocamos a COP na cidade de Belém, que é um lugar muito especial na Amazônia. É um lugar em que a gente pode ter problemas, porque não tem toda a estrutura que tem em uma cidade grande como Paris, como São Paulo, como Londres, como Madrid, como Nova York, não”, disse Lula.

Lula falou sobre a COP 30 em Belém. Foto: Ricardo Stuckert
Lula falou sobre a COP 30 em Belém. Foto: Ricardo Stuckert

Entretanto, mesmo com as dificuldades declaradas, o presidente reforçou que o evento será realizado na capital da Amazônia. “Mas a gente vai fazer lá mesmo, que é para as pessoas sentirem como é que vivem as pessoas que moram na Amazônia”, disse.

COP 30 EM BELÉM

A capital paraense segue se preparando para receber milhares de pessoas que são aguardadas para o megaevento. Hoje, é comum passar por pontos importantes da cidade e encontrar canteiros de obras para a realização de melhorias em infraestrutura.

Em maio deste ano, a Itaipu Binacional, o governo do Pará e a prefeitura de Belém assinaram convênios que preveem R$ 1,3 bilhão para investimento em saneamento básico. Além disso, os governos locais anunciaram ações turísticas, como a revitalização do Complexo do Ver-o-Peso, do Mercado de São Brás, e a implementação de novos parques urbanos.

Quando o assunto é mobilidade urbana, novos ônibus, com wi-fi e ar condicionado, foram anunciados pelo poder público. O governador do Pará, Helder Barbalho, afirmou, em maio deste ano, que Belém entregará a “mais extraordinária COP de todos os tempos”. “Não queremos fazer a COP como fez Dubai. Quem queria hotel seis estrelas, quem queria prédio de 50, 70 andares, teve a oportunidade de viver a experiência no ano passado em Dubai. quem quiser ver os grandes rios, as grandes arvores e os povos da floresta, será em Belém do Pará, a COP da floresta”, disse ele na ocasião.

Leia mais: btmais.com.br