Nesta manhã de quinta, 24, a Polícia Civil do Distrito Federal cumpre mandados de busca e apreensão a endereços de Renan Bolsonaro e família. A suspeita é que ele possa estar envolvido em esquema criminoso que cometeu crimes de lavagem de dinheiro, estelionato, falsificação de documentos e sonegação fiscal. Rena é filho mais novo de Jair Bolsonaro.
São dois mandados realizados a endereços em Brasília e Balneário Camboriú, Santa Catarina. Na operação, há cinco mandados de prisão em execução na capital federal.
Segundo a TV Globo e o site G1, que acompanham o início da operação, o principal alvo é Maciel Carvalho, instrutor de tiros de Jair Renan, que já foi preso em janeiro deste ano. Ele é apontado como mentor do esquema criminoso investigado pela Polícia. A identidade dos outros alvos ainda não foi confirmada. A defesa de Jair Renan ainda não comentou a operação.
A operação contra o ’04’ ocorre em um contexto em que o ex-presidente Jair Bolsonaro se vê cercado por investigações. Nesta semana a Polícia Federal deu andamento em ao menos dois casos contra ele e o intimou a prestar depoimentos.
O primeiro deles apura o esquema criminoso de venda de joias luxuosas recebidas durante seu mandato. Neste caso, além do ex-capitão, Michelle também alvo. O segundo inquérito apura o disparo em massa de fake news orquestrado por empresários, supostam.
*Feito com informações de G1 e Carta Capital.