Neste sábado, 11 de junho, acontecerá no bar Municipal, o show “As Canções de Caetano”, um tributo ao artista feito pela cantora Gigi Furtado. A cantora Lorena Monteiro vai abrir o show. A equipe Poplist foi atrás da Gigi para saber mais sobre a sua paixão por MPB, especialmente pelas músicas de Caetano, acompanha com a gente!
Gigi revelou que a ideia para o show que homenageia Caetano Veloso surgiu de um show apresentado por ela no Sesc Boulevard em que, surpreendentemente, todas as músicas que ela gostava e cantava eram de composição do artista.
“Lembro que sempre que eu gostava de uma música eu ia procurar saber quem era o compositor era Caetano Veloso: Baby, Coração Vagabundo, Nosso Estranho É Amor, Reconvexo…”
A artista também afirma que começou a gostar de Caetano através do trabalho de Maria Bethânia, irmã do cantor, pelo motivo de que muitas músicas que Bethânia canta são de composição do baiano.
A artista também não esconde o carinho que criou por Dona Canô, mãe de Caetano e Bethânia. Foi daí que surgiu o show Filhos de Canô, com repertório de músicas dos dois cantores. O tributo exclusivo a Caetano surgiu de uma conversa entre amigas.
“Mas o Caetano, ele veio assim conversando com uma amiga ela disse: ‘poxa tal música de Caetano todo mundo gosta, porque tu não fazes um show de Caetano?’ Aí eu falei: ‘ah eu acho que eu vou fazer esse show. Vou fazer esse show pra ti.’ E aí foi que todos os shows foram lindos. As músicas são lindas, né? Como diz Caetano: ‘Tudo é lindo.’”
PROJETOS
Ao Poplist, Gigi revelou que está com alguns projetos novos, um deles envolve seu primeiro álbum, Kizomba. A cantora quer trabalhar ainda mais na divulgação dele: “O trabalho não é gravar, o trabalho começa depois que se grava”, revelou.
Gigi Furtado também ressalta a paixão que tem pela cantora Clara Nunes. Ela quer produzir um show em homenagem à Clara no dia do aniversário da sambista, que completaria 80 anos no dia 12 de agosto. A paraense revela que pretende convidar vários artistas para o tributo.
“É uma forma de agradecer a ela e ao público por tudo o que isso significou e significa na minha vida. Eu sou uma artista que tem a Clara como divisor de águas. Antes de Clara e depois de Clara. Então cantar Clara Nunes pra mim foi um trabalho de formação de plateia. A Clara me possibilitou apresentar-me ao público dela.”
AMIZADE COM LORENA MONTEIRO
Sobre Lorena Monteiro, que irá fazer a abertura do show em homenagem ao Caetano, Gigi contou que a amizade que só cresceu após a participação de ambas no reality ‘A Voz Da Noite’. Segundo ela, Lorena foi um presente do reality.
“Eu já sabia da existência dela, ela já sabia da minha existência, só não tínhamos muito contato e o reality veio pra que começasse esse estreitamento de laços né?”
Gigi elogia o talento de Lorena e revela gostar muito do lado inventivo da jovem artista, da criatividade e da capacidade de improvisação.
“Lorena ela dá assinatura pras coisas que ela faz. uma verdadeira intérprete. Você escuta uma música, é claro que ela não muda a música toda, mas ela tem ali a delicadeza de colocar um pouco dela em tudo que ela faz. e isso começou a mexer comigo.”
Gigi ressalta que por isso fez a proposta de ambas fazerem um show em homenagem a Gilberto Gil, que acontecerá no próximo dia 25 de junho. A cantora finaliza dizendo que a cada dia que passa se surpreende mais com o talento de Lorena.
“Porque ela não canta só música brasileira, ela canta fado como ninguém, né? E como eu estava agora na direção do show de Francisco Campos eu coloquei ela no show e tive a oportunidade de vê-la cantar com a banda o fado e ver a oportunidade de presenciar a alegria do público, da surpresa e alegria do público.”