Nesta quinta-feira, 15, o ator José Dumont foi preso em flagrante pelo crime de armazenamento de imagens de sexo envolvendo crianças.
Ele foi enquadrado sob o artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a investigação acontece sob sigilo.
Poucas horas depois da notícia, a Rede Globo, emissora em que José Dumont trabalhava há décadas, se pronunciou sobre o caso e afirmou que o ator não fará mais parte de “Todas as Flores”, do Globoplay. “O ator José Dumont estava contratado como obra certa especificamente para a novela “Todas as Flores”, a ser exibida no Globoplay. Diante dos fatos noticiados, a Globo tomou a decisão de retirá-lo da novela. A suspeição de pedofilia é grave. Nenhum comportamento abusivo e criminoso é tolerado pela empresa, ainda que ocorra na vida pessoal dos contratados e de terceiros que com ela tenham qualquer relação”, disse a emissora em nota.
REAÇÃO
Depois da notícia, alguns nomes conhecidos comentaram sobre o caso. Como a atriz Alice Wegmann, que contracenou com Dumont em “Onde Nascem os Fortes”. Chocada, a artista se mostrou preocupada com as crianças citadas nas acusações contra o ator. “É um choque quando alguém que a gente admira é acusado de um crime absurdo. Um sonho perdido, uma desilusão. Não posso deixar de me posicionar, trabalhei com o Zé, que foi um ótimo ator no set de Onde Nascem os Fortes. Mas ler o que lemos ontem e hoje deixa qualquer um fora do eixo, desapontada e preocupada com o fato de que atos tão terríveis sejam praticados por gente tão perto da gente. Que essas crianças e famílias sejam acolhidas e possam ter tratamento e acompanhamento. A educação sexual nas escolas é de EXTREMA importância porque ajuda a evitar esse tipo de coisa, crianças e adolescentes encontram uma rede para denunciar esses crimes com mais facilidade. Mães, pais, estejam atentos. Adultos, denunciem. Não há mais espaço pra isso no mundo. Não passarão”, declarou Alice.
Outros artistas comentaram em publicações sobre o caso. “Que absurdo”, disse Tatá Werneck. “Muito chocante e revoltante”, disse Malu Galli no post de Alice Wegmann. “Muito triste”, lamentou Lucy Alves.
ACUSAÇÕES
Além do armazenamento de imagens de menores de idade, o ator é acusado de abusar de um menino de 12 anos, que era fã do suspeito. Segundo a polícia, ele teria se aproveitado do prestígio e reconhecimento como ator para atrair a atenção do adolescente.
De acordo com as investigações, câmeras de segurança do condomínio flagraram o acusado abusando do adolescente, com beijos e carícias. A linha de investigação aponta, ainda, que Dumont se aproveitava da vulnerabilidade financeira da vítima e oferecia presentes e dinheiro.