A briga pelo nome Calypso reacendeu nos assuntos do momento quando na última terça-feira, 16, o guitarrista Ximbinha entrou com um pedido para proibir que Joelma use o nome na atual carreira solo da cantora. A divulgação feita pela RedeTv consta que Joelma teria perdido esta batalha judicial para o seu ex-marido e estaria impedida de registrar a marca como própria.
No entanto, a equipe judicial da cantora respondeu que: “a decisão do INPI apenas analisou um dos diversos pedidos de registro propostos, indicando que a expressão ‘Isso é Calypso’ não seria registrável como meio de propaganda exclusivo, pois se trata de um ritmo. Portanto não consiste em vitória de qualquer lado, já que não existe qualquer exclusividade para o uso da expressão Calypso”.
Mas como que um dos casais mais marcantes dos anos 2000 chegou a este ponto? O Poplist te explica:
AGRESSÕES
Em uma entrevista concedida à revista Marie Claire em novembro de 2018, a cantora Joelma revelou os bastidores da banda e do seu casamento conturbado com Ximbinha. Ela conta que as agressões começaram apenas dois anos após o casamento e que na primeira vez ela teria ficado trancada por três dias dentro do quarto de um hotel devido ao choque. Após isso ela confessa que acreditava que a situação iria mudar por promessa do próprio guitarrista, porém, os momentos de violência só foram se tornando cada vez mais frequentes.
TRAIÇÃO E DIVÓRCIO
Joelma contou também que o estopim para o pedido de divórcio (que partiu dela) veio após a cantora descobrir que Ximbinha a traía há mais de três anos com uma mulher, a cantora relata que quando o guitarrista soube do divórcio, ficou enfurecido tendo partido para cima dela para agredi-la. Foi quando o seu filho, que na época tinha 20 anos, apartou a briga jogando Ximbinha ao chão para evitar que seu pai de criação agredisse a mãe mais uma vez. Joelma conta que teve certeza da separação quando presenciou aquela cena pois, segundo ela, era a última coisa que poderia acontecer, ter seus filhos envolvidos naquele cenário violento.
Joelma ganhou na justiça uma medida protetiva contra Ximbinha, assim como sua filha também conseguiu, na época espalharam-se alguns boatos de abuso sexual contra Natalia, sua filha mais velha, porém, a cantora nunca falou sobre o assunto.
QUEM É CALYPSO?
Em 2015, a banda chegou ao fim junto com o processo de separação. Após alguns anos, Ximbinha entrou com um processo contra Joelma alegando ter posse sobre todos os direitos da banda criada pelos dois em 1999. O processo criou um imbróglio judicial, que é quando há uma confusão em termos legais por algumas leis serem interpretadas de várias formas, o que pode causar um conflito dentro do processo.
No início de 2022, em entrevista ao jornalista Léo Dias, a cantora Joelma voltou a tocar no assunto garantindo que Ximbinha nunca mais ganharia nenhuma gota de suor do trabalho dela em resposta à batalha judicial que a assessoria da cantora afirma não existir decisão judicial sobre o assunto no INPI, instituto que fiscaliza marcas e patentes.
Em sua conta oficial no TikTok, Joelma postou um vídeo ironizando toda a situação querendo dizer que o termo Calypso não é de posse de Ximbinha, já que se trata de um ritmo musical. Veja:
@joelmaareal Boa noite! #EuSouCalypso ♬ som original – Joelma