Um youtuber vegano resolveu cancelar o comunicador e especialista em gerontologia, Ney Messias, participante paraense do maior reality de culinária do mundo, o Masterchef+. Fabio Chaves, que tem 370 mil inscritos em seu canal, criticou uma fala do jornalista ovolactovegetariano @seuneyzinho sobre seguir as regras do programa.
O título do vídeo no Youtube é “Não se empolgue muito com o Ney, o vegetariano do Masterchef+”. Fabio fez o conteúdo baseado em uma fala do paraense durante uma entrevista dada antes de entrar no programa, na qual ele revela suas expectativas como participante.
Ele começa elogiando seu Neyzinho: “Falei: nossa, que bacana, né, vai ter um cara de 61 anos, que não parece, o cara tá com a forma física perfeita, um cara bonito, simpático, que fala muito bem”. Entretanto, ele diz: “encontrei umas coisas bacanas e outras não tão bacanas assim”.
Fabio criticou a resposta de Ney sobre a possibilidade de ter que cozinhar ou comer carne, já que Seu Neyzinho disse que não descumpriria as regras do programa: “Estou em um game, regido pelas regras do programa. Vou provar, mas não vou ingerir, porque essa é uma questão mesmo de princípios. Acho que a gente se torna vegetariano ou vegano por três grandes causas: ou pela compaixão aos animais, ou pela saúde própria ou pelo planeta”, explicou o comunicador.
Ney conclui sua resposta afirmando: “Não vou infringir nenhum desses preceitos, mas obviamente vou cozinhar tudo o que tiver que cozinhar e vou provar tudo o que tiver que ser provado”.
O youtuber, que começou o vídeo rasgando elogios ao paraense, discordou do posicionamento de Ney: “Não é que eu não vou torcer por ele. Que ótimo, tomara que ele ganhe o programa. Não sei nem se eu vou assistir, na verdade”.
No vídeo, Fabio justificou o “cancelamento” antecipado dizendo que Ney está praticando o vegetarianismo por conveniência.
“Se ele realmente fizer isso, se ele tiver que cozinhar carne e ele cozinhar, se ele tiver que provar a carne no programa, ele vai mostrar que ser vegetariano é até onde convém. Se surgir alguma coisa, um reality show, ‘ah, vou provar a carne aqui pra ver se eu ganho o programa’. E é incrível que ele falou aqui que não vai infringir os princípios dele, que são a questão animal, a questão do meio-ambiente, saúde”, disparou.
O youtuber concluiu sua opinião questionando como seria provar o prato com carne sem ingerir. “Mas como assim ele falou que vai provar e não vai ingerir? Como é que funciona isso? Você pega um pedaço de carne, põe na boca, vê o tempero e cospe? Será que é isso que ele vai fazer?”, perguntou o vegano.
Ele finaliza o vídeo afirmando que a declaração de Ney pode causar ‘confusão’ na cabeça das pessoas que estão começando a aprender sobre o veganismo.
Assista o vídeo completo aqui: