///

PopList | Parceria de Ney Messias e Cris Pàz, conteúdo sobre envelhecimento, ultrapassa 1 milhão de views

Uma ideia audaciosa está dando maior visibilidade ao envelhecimento, um tema que começou a ser mais abordado de forma real há pouco tempo. O “Nunca Envelheci Antes” são textos de Cris Pàz interpretados por Ney Messias. Uma dupla de influenciadores 50+ chegando ou vivenciando a fase idosa e abordando temas comportamentais e existenciais sobre o processo de envelhecer.

A iniciativa tem inspirado o público e provocado potentes reflexões sobre a vida a partir dos 50 anos, com toda a leveza, complexidade e beleza que ela possui.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ney Messias🫀 (@seuneyzinho)

O comunicador Ney Messias, 61 anos, especialista em gerontologia e ativista do envelhecimento ativo, explicou para o BT como surgiu mais esta ação de sucesso.

Ney Messias, ativista do envelhecimento ativo. Foto: Reprodução

“Peguei muitos textos da Cris e fiz uma curadoria para entender quais mais falavam com o nosso público. Selecionei 12 textos que viraram 12 vídeos, todos interpretados por mim. Uma vez por semana vai ao ar um texto. Já foram publicados 8 textos que somam mais de 1 milhão de views.”

Ney Messias

Isso mesmo. O tema já atraiu mais de um milhão de visualizações no Instagram. Seu Neyzinho tem seu palpite sobre o diferencial do projeto.

“É um formato único no Brasil pois tem muitas mulheres falando sobre envelhecimento e alguns poucos homens, mas nunca um casal se uniu para falar sobre envelhecimento. Isso é importante pois a gente traz as duas visões, tanto do envelhecimento masculino quanto do feminino que são totalmente diferentes”. 

Apesar de cada gênero ter sua particularidade, o “Nunca envelheci antes” está contemplando ambos. “É mais sobre como cada um lida com isso. A mulher, por exemplo, tem um tema muito específico dela que  é a menopausa e tem um texto sobre”, completa Ney.

O BT também conversou com Cris Guerra, 52 anos, comunicadora, publicitária, escritora e que agora prefere ser chamada de Cris Pàz. A belorizontina contou sobre sua conexão com Ney e como tudo fluiu para o projeto da dupla. 

Cris Pàz, escritora, comunicadora e influenciadora digital. Foto: Márcia Charnizon

“Eu e o Ney nos conhecemos nas redes sociais e tivemos uma afinidade rápida de conversar e trocar alguma coisa. O Ney é o único homem com quem eu tenho mais contato, que faz produção de conteúdo 50+, 60+, com um olhar muito sensível às mulheres. Temos coisas muito parecidas do ponto de vista de vivência. Temos afinidades. Nos encontramos em Alter do Chão (Santarém) e ficamos mais amigos ainda”.

Mais um tema naturalmente desconstruído a partir da relação dos dois foi a amizade entre homem e mulher. 

“Uma amizade entre homem e mulher genuína sem nenhum tipo de cantada, o que muitas vezes as pessoas não acreditam. Sempre tem uma maldade na visão dos outros, mas eu nunca levei pra esse lado e nem ele. Falamos a mesma língua e temos muitos pontos em comum. Somos bem humorados, acreditamos em meditação e energia,  e rolou uma conexão. Percebemos que inspiramos as pessoas, de maneiras diferentes, mas conversamos com o mesmo público”, contou Cris.

Não é só no público que o “Nunca envelheci antes” tem provocado reflexões. A própria Cris revelou ao BT o impacto das produções em sua escrita.

“É interessante ter textos muito pessoais, às vezes memorialísticos, falados na voz de outra pessoa. E mais, na voz de um homem. Ele (Ney) fala no feminino, assumindo que é um texto meu e isso é muito legal. É interessante ele dar essa voz potente dele para um texto que é muito íntimo. Eu gosto desse contraste”,

Cris Pàz

elogiou a escritora, que continuou:

“Ver a minha escrita no olhar do Ney me faz olhar de novo para a minha escrita e reconhecer que em alguns aspectos, aquela pessoa não existe mais. Hoje eu sou uma nova pessoa buscando uma escrita mais cortante. Acredito que meu jeito de escrever ainda é um pouco encantado e a vida não é tão simples assim. A vida vem se tornando mais complicada e isso nos faz ter uma noção maior da realidade, mas não nos tira a poesia. Hoje estou diante dessa busca por uma poesia e um olhar de mundo mais raro, mais reflexivo e filosófico”, refletiu Cris.

A comunicadora também falou um pouco sobre como é, para ela, viver o envelhecimento.

“As questões que vem com a  idade vem me abrindo muito horizontes não especificamente para a escrita. Eu ando querendo contemplar mais. Eu ando com uma certa crise com a minha escrita pois olho para textos antigos e vejo alguns como pueris. Estou em um momento que quero absorver informações, textos legais, coisas que me ensinem a olhar para o mundo. Minha bio no instagram  diz ‘uma escritora aprendendo  a ler o mundo’ pois é isso o amadurecimento trouxe pra mim uma  visão de mundo diferente. Uma noção maior do outro, do coletivo, da responsabilidade.. o tempo faz isso com a gente. O tempo nos acalma, nos serena e eu to mais contemplativa”, pontuou.

Ney e Cris se conheceram na pandemia. “Ela me descobriu. Ela já tinha 100 mil seguidores e eu não era ninguém. Fiz uma postagem sobre a morte do Mc Kevin, falando que ele tinha morrido por uma questão machista. Ela gostou, repostou. Ser repostado por ela me deu muita honra e a partir dali eu ganhei muitos seguidores. Passamos esse tempo todo aprofundando nossa amizade e no final de agosto deste ano nós nos encontramos pessoalmente em um lugar que não poderia ser melhor, que é Alter do Chão”, contou Ney.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ney Messias🫀 (@seuneyzinho)

O sucesso deve continuar em uma nova temporada, como anuncia Seu Neyzinho, já com planos de ampliar o projeto. “Um projeto que está sendo elaborado dentro do mesmo conceito, do ‘Nunca envelheci antes‘, entretanto com um conteúdo feito com a participação dos dois no vídeo. Será entrevistando pessoas, trazendo quadros interessantes”, adiantou ele ao BT.