////

POPLIST | Rei Charles III discursa pela primeira vez: “me esforçarei para servi-los com lealdade”

O novo rei afirmou o compromisso de dar continuidade ao legado de sua mãe, Elizabeth II.

O agora Rei Charles III discursou pela primeira vez, nesta sexta-feira, 9, para todo o Reino Unido e todos os outros países onde ele é chefe de estado. O primeiro discurso do Rei é um dos mais importantes, pois serve como uma memória para a Rainha, mas também para firmar seu compromisso com o Parlamento britânico. Em um dos trechos, o Rei Charles III afirma que irá se esforçar para servir aos súditos, seja qual for a origem ou crença: “Onde quer que você [súdito] viva, no Reino Unido ou nos reinos e territórios em todo o mundo, e seja qual for sua origem ou crença, eu me esforçarei para servi-lo com lealdade, respeito e amor, como tenho feito durante toda a minha vida”.

Ele começou seu discurso lembrando a mãe, que reinou por 7 décadas: “Pela vida dela, a majestade foi uma inspiração e um exemplo para mim e para minha família. Devemos a ela a maior dívida, que todas as famílias devem à mãe: amor, compreensão e exemplo”.

“Além da perda pessoal, nós também compartilhamos com vocês no Reino Unido e em todos os países onde ela era rainha um sentimento profundo de gratidão em que minha mãe serviu aos povos de tantas nações.” afirmou o Rei que acompanhou a trajetória de sua mãe como Rainha desde o 3 anos de idade.

O rei também lembrou o compromisso que a Rainha Elizabeth II firmou à população ao ser coroada, quando ela falou que iria dedicar sua vida ao serviço dos súditos: “Isso foi mais do que uma promessa, foi um comprometimento que durou sua vida”, afirmou.

“Eu faço uma homenagem à memória da minha mãe. Eu sei que a morte dela traz tristeza para muitos de vocês e eu compartilho essa sensação de perda com vocês”

REI CHARLES III

Elizabeth que iniciou seu reinado aos 26 anos em 1952, em um período pós guerra, presenciou uma revolução na cultura britânica e mundial. O Rei Charles III lembrou essas mudanças e disse: “Nos últimos 70 anos, vimos nossa sociedade se tornar uma de muitas culturas e muitas crenças. As instituições mudaram, e por meio das mudanças, a nossa nação, da qual tenho orgulho, prosperou. Nossos valores se mantiveram constantes”.

O Rei também deixou claro qual será o papel da monarquia britânica durante o seu reinado “os deveres e os papeis da monarquia também se mantém, assim como as responsabilidades à Igreja Anglicana”.

Camilla, esposa do Rei Charles III, subirá à posição de Rainha Consorte, cargo oferecido pela Rainha Elizabeth II ainda em vida. Foto: Reprodução

Charles III mencionou sua esposa, a atual Rainha Consorte, e afirmou que ela irá se dedicar à esta função.

O ativismo ambiental sempre foi presente na vida e nos trabalhos de Charles quando ainda era príncipe, agora como Rei ele afirmou: “Minha vida, claro, vai mudar, com as novas responsabilidades. Eu não vou poder dedicar meu tempo à caridade, mas eu sei que esse trabalho vai seguir nas mãos de outras pessoas”.

Charles III lembrou os filhos William, que agora se torna príncipe de Gales (posição ocupada anteriormente por seu pai) e Harry, que abdicou de seus direitos reais para viver com a esposa Meghan nos Estados Unidos: “Quero expressar meu amor por Harry e Meghan, que continuam a construir a vida deles em outro país”.

O Rei finalizou seu discurso prestando tributo à Elizabeth II: “Para minha querida mamãe, nesse momento em que começa a sua última jornada, vou simplesmente dizer obrigado pelo seu amor e devoção à nossa família e à família de nações que você serviu com tanta diligência”