Nesta sexta-feira, 16, acontece o espetáculo de dança oriental “Räqs Shärq Histórias e Influências” no Teatro do Sesi às 19h30 promovido pelo Sammah Studio e pelo Grupo Magia do oriente.
O evento conta a história da dança Oriental consolidada no mundo, e algumas influências de outras danças e culturas. Haverá interação com o público através de um orador que contará a história em breves textos antes de cada apresentação.
Segundo a diretora do estúdio de dança Samaah Studio, Cyntia Psaros, os presentes podem esperar uma reunião das maiores companhias de dança do ventre de Belém. Isso porque, participam do espetáculo, além de alunas dos estúdios, convidados como Claudianne Pollack, Luzia Miranda, Bruno Braga e outros grandes nomes da dança.
O evento terá um mergulho na história da dança Oriental.
Segundo Cyntia, a importância do evento para a capital paraense é grande: “Começar a ter eventos voltados somente pra cultura oriental é importante, pois é algo que não acontecia há muito tempo.”
Para a proprietária do Samaah Studio, a dança do ventre é um ótimo exercício físico: ” uma dança que mexe muito com a parte pélvica então ajuda mulheres principalmente adultas a prevenir várias doenças. Ajuda no emocional, na autoestima feminina e previne depressão, por exemplo”, explica.
Ver essa foto no Instagram
Cynthia explicou ao BT que a dança do ventre já foi muito estereotipada e sofreu preconceitos ao longo dos anos: “Já existe uma quebra desse desses mitos da dança do ventre. Ela já foi muito castigada no passado inclusive nos filmes de Hollywood que a castigaram também, mas hoje já se começa despertar uma nova consciência para esse tipo de dança”, destacou.
Jessica Tainah já dança desde os quatro anos de idade. Foi inserida neste universo para tratar de um problema de desvio no andar quando era criança, no entanto Jessica será estreante como coreógrafa da sua própria turma. Uma turma iniciante, mas que terá o desafio de dançar um ”belle tango”. “O belle tango vai ser uma fusão, em que tem o ‘belle’, que é a dança do ventre, e o ‘tango’. Falar dessa fusão é falar dessa paixão, elas são estritamente associadas, e isso foi trabalhado nas minhas alunas desde o início. O belle tango tá relacionado ao sentimento da paixão, de se apaixonar por si. A dança vai levar a paixão da mulher, é o que podem esperar”, disse Jéssica.
Sobre os desafios de se apresentar com a sua primeira turma, Jéssica Tainah se emociona. “O meu maior desafio é que essas mulheres deem vida e liberdade para a bailarina que habita nelas. Que essas mulheres consigam entrar naquele palco nutridas de si. E como o belle tango fala de paixão, que elas expressem a paixão delas, essa identidade, através do corpo, através da dança. Que elas estejam felizes, eu quero isso pra todas elas”, afirmou a professora.
Serviço: Espetáculo de Dança Oriental
Onde: Teatro do Sesi
Horário: 19h30
Quando: 16 de Setembro (sexta-feira)
Info: 91 98993-5501
Ingressos online veja clicando aqui.