/////

POPLIST | Traficante; John Kleber fala sobre a criação da música

A música conhecida pela interpretação de Nelsinho Rodrigues, que embala vários bailes da saudade, é um sucesso e um marco na história musical do Pará. O guitarrista John Kleber, da banda Açaí Pimenta tem um papel fundamental na criação desse hino. A equipe do Poplist conversou com John sobre a história, processo de produção e repercussão de Traficante.

Sobre o processo de criação da música, John contou ao Poplist que ele produziu e gravou para a banda Amazonas. O guitarrista ressalta que na época, a internet não era tão presente quanto nos dias de hoje, e por isso, a divulgação foi feita por CDs e DVDs. John contou ainda que ficou surpreso ao ver o sucesso rápido que a música teve. “Foi um realmente um recorde. porque naquele tempo não havia internet e estourava uma música em quinze dias ela tava tocando em todas as rádios e em todas as aparelhagens” afirma John.

A letra da música chama atenção por contar uma história que, de acordo com John, retrata a realidade da periferia de Belém, uma briga entre sogro e genro. Desse desentendimento nasce a letra da música e John afirma “Eu acho que as músicas que realmente são boas e ficam na cabeça da galera pelo solo. Do começo, pela história que ela traz, pela letra, pelo modo que ela é produzida, cantada… Eu acredito que sempre elas têm essa tendência de resistir.” 

“Por esses elementos dele que eu acredito muito que ela é essa música atemporal, e isso de uma certa forma traz satisfação pelo trabalho e gratidão também.”

John Kleber

O guitarrista da Açaí Pimenta ainda conta sobre uma situação no primeiro DVD da banda Amazonas em Abaeté quando convidaram o cantor Nelsinho Rodrigues para gravar “Traficante” ao vivo.

Assim, essa música se tornou mais uma marcante na história do brega paraense! Veja outras matérias sobre marcantes aqui.