//////

População pode dar sugestões em consulta pública sobre o transporte público de Belém; veja

Sugestões, esclarecimentos, perguntas e demais contribuições poderão ser feitas no portal do NGTM (ngtm.pa.gov.br) até o dia 31 de março de 2023.

Está aberta até o dia 31 de março uma Consulta Pública para a população dar sugestões, pedir esclarecimentos e se informara sobre o novo Sistema Integrado de Transporte Público de Belém e Região Mtropolitana (SIT/ Metropolitano), que está sendo implantado. As obras deste ssitema são executadas na rodovia BR-316, pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM). O objetivo é que a sociedade possa contribuir para o funcionamento do novo serviço de transporte público que será ofertado a população da Região Metropolitana. 

Toda e qualquer contribuição pode ser feita por meio do portal da Consulta Pública, que está disponível no site do NGTM (ngtm.pa.gov.br). A página na internet explica ainda a proposta do Sistema Integrado de Transporte, como vai funcionar, traz perguntas e respostas frequentes e os documentos sobre o tema para baixar.

Não somente a consulta, ainda será realizada uma audiência pública no dia 23 de março de 2023, no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev), localizado na avenida Alcindo Cacela, 1962, em Belém. O evento, aberto a população que deseje participar presencialmente, será transmitido ao vivo, a partir das 9h, pelo YouTube.

População pode participar do novo modelo de sistema de transporte público integrado de Belém. Imagem: Reprodução Agência Pará.

Ao final da audiência e da consulta pública, no site, serão analisadas as contribuições coletadas, com divulgação de um Relatório Técnico Conclusivo. Todas as contribuições são bem-vindas e vão subsidiar a definição e especificações do Edital de Licitação e seus anexos para as empresas interessadas na prestação desse serviço de transporte. 

“A consulta e audiência pública são etapas legais para a contratação das empresas que farão a operação das linhas do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano e precedem o edital de licitação. Com as perspectivas de conclusão das obras para início de 2024, estamos iniciando o processo de contratação das empresas que irão operar o sistema e estamos submetendo a consulta pública para as pessoas que queiram contribuir com o aperfeiçoamento do sistema. No dia 23 de março estaremos realizando a audiência pública”, afirma o diretor geral do NGTM, Eduardo Ribeiro. 

COMO FUNCIONARÁ O SISTEMA EM SUA PROPOSTA ATUAL?

O Sistema Integrado de Transporte Metropolitano possibilitará a melhoria da oferta de transporte nos bairros dos municípios de Ananindeua, Marituba e Benevides, sem aumentar o número de ônibus no centro de Belém, com redução do tempo de viagem e pagamento de apenas uma passagem, melhorando as condições de mobilidade na Região Metropolitana de Belém.

As três linhas troncais que sairão de cada terminal, irão percorrer a BR-316 e a Almirante Barroso, nas faixas exclusivas, sem enfrentar congestionamento. Uma delas irá até São Brás, parando em todas as Estações, e retornando na Praça da Leitura. As outras duas irão até o centro de Belém, sendo uma pela José Malcher, Doca, Ver-o-Peso, voltando pela Tamandaré e Gentil; e a outra pela Conselheiro, Padre Eutíquio, Praça da Bandeira, Dezesseis de Novembro, Praça Amazonas e Mundurucus. Essas linhas que irão para o centro deverão parar apenas nos terminais e no Entroncamento e a partir de São Brás que farão os percursos pela faixa de ônibus à direita, parando nos pontos de ônibus na calçada.

Ou seja, os usuários do novo sistema integrado podem sair de seus bairros nos municípios de Ananindeua, Marituba e Benevides em linhas alimentadoras que se dirigem até um dos terminais de integração, localizados na Rodovia BR-316, sendo um em Ananindeua (KM 6,5) e outro em Marituba (KM 10,7). No terminal, sem pagar outra passagem, o usuário pode passar para uma das 3 linhas troncais, que irão operar com ônibus Troncal, que possuem portas dos dois lados e ar refrigerado, até o centro de Belém ou São Brás.

O modelo terá 2 áreas operacionais distintas, sendo uma no município de Ananindeua, com 10 linhas alimentadoras e 3 linhas troncais partindo do mesmo terminal de integração em Ananindeua. E o outro irá operar nos municípios de Marituba e Benevides com 12 linhas alimentadoras e 3 linhas troncais também partindo do mesmo terminal de integração, em Marituba.

SERVIÇO: 
Consulta Pública para o Novo Sistema de Transporte Metropolitano
Até 31 de março de 2023
No site ngtm.pa.gov.br
Qualquer pessoa pode enviar perguntas e sugestões.

*Com informações de Agência Pará.